terça-feira, 15 de outubro de 2013

Meta 2

Olá! Hoje vou postar mais uma meta!


Meta 2: Encontrar o bom-senso para não reclamar da minha profissão (afinal, eu escolhi e sabia que era trabalhoso. Logo, devo arcar com as consequências), mas ao mesmo tempo não aceitar tudo e lutar para melhorar.


Eu tinha uma colega em uma escola em que eu trabalhei que falou uma frase da qual nunca me esqueci. Estávamos terminando um planejamento cansativo, em uma época cheia de coisas pra fazer, pois era feira literária, com muitos murais, sucatas, livros pra concluir... Ou seja, a cabeça estava lotada.

Essa minha colega era daquele tipo bem perfeccionista, que dá o melhor e quer fazer a coisa mais difícil possível para apresentar. Ou seja, nessa época em questão, ela tinha os motivos do mundo para reclamar. Quando perguntei o porquê de ter selecionado algo tão difícil, tão trabalhoso, ela só me disse:

- Lívia, eu escolhi ser professora. Não tenho que reclamar. Eu escolhi essa vida. Se não queria fazer isso, tinha que ter ido buscar outra coisa.

Sabe, faz sentido o que ela diz. Veja bem, não estou defendendo com isso que devemos aceitar tudo. Mas há coisas que realmente, se formos ficar reclamando, só vão nos acrescentar rugas, porque não vão mudar. Criança sempre vai dar trabalho, escola é barulhenta, é difícil lidar com professor, há dias em que tudo dá errado, feiras e festas exigem criatividade e tempo, final de bimestre é enlouquecedor, sempre teremos alunos que não fazem o dever e não querem estudar, não daremos conta de todos os problemas.

O lance é encontrar o bom-senso: não reclamar do inevitável, porque isso só irá nos desgastar... Mas também não devemos aceitar qualquer coisa. Temos que lutar por melhorias salariais, estruturas físicas adequadas nas escolas, formação de qualidade nas universidades, planos de carreiras etc. A lista é enorme.

É isso! Tenho tentado aplicar a mim mesma! Reclamo muito do que não dá pra mudar (infelizmente), mas tento me posicionar e mudar o que dá. Ainda não achei o bom-senso, estou tentando... E você?

Deus abençoe vocês!

PS: Ah, e FELIZ DIA DOS PROFESSORES! Continuem na luta, queridos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário