quinta-feira, 16 de abril de 2020

Sobre Aplv, cookies e a quarentena



Quem me conhece, sabe que eu detesto cozinhar. Só faço por obrigação. Amo casa arrumada, organizada, faço faxina feliz, mas cozinha não é pra mim.

Mas, na vida de adulto, ou você faz, ou passa fome, ou pede ifood.

Porém, minha baby foi diagnosticada com Aplv (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). Como eu amamento, tive de tirar leite e derivados de minha alimentação.

Por ela, faço com gosto. Tudo para ela ficar bem. Mas seria hipócrita se dissesse que, vez ou outra (ou muitas vezes), não bate aquela tristeza por não poder comer besteirinhas que eu e meu esposo gostamos.

E meus doces... Ah... essa sem dúvida foi a pior parte.

Como eu amo um chocolate!!! Então, tinha 2 opções: chorar e reclamar por minha filha ter isso e eu não poder comer o que quero (faço isso de vez em quando hehehe) ou me reinventar, pesquisar e aprender.

E a gente na crise acaba descobrindo tanta coisa, né? Lojinhas com coisas gostosinhas e sem leite de origem animal. Receitas de bolo e "besteirinhas" sem leite... Tô virando quase vegana hehehe.

Lívia, é a mesma coisa? Não, não é. :-(. Mas quebra o galho e mata a vontade? Sim pililim!

Mas, como não dá pra viver só de compras nessas lojas (os produtos são mais caros do que os normais), tive de encarar minha cruel inimiga: a cozinha. Mesmo porque não confio em pedir comida em restaurantes... Eles falam que não, mas sempre rola uma manteiga ou um pedacinho de queijo... Não dá pra arriscar.

Então, o jeito é cozinhar. E tem se tornado uma das muitas lições nessa quarentena.

Com ajuda de amigas que passaram por isso e me dão apoio e receitinhas, e do meu fiel escudeiro e marido, que se arrisca lá fazendo bolinhos e as compras do ingredientes para mim, estamos testando coisas bem gostosas.

Ontem foi dia de cookie... Gente, eu amo cookie! Que tristeza quando eu pensei que não poderia comer tão cedo...

Mas eis que recebo uma receita de cookie vegana. Fácil. E simplesmente deliciosa.

Na correria de ser mãe, dona de casa, louça brotando, roupa pra lavar, estender, recolher... Consegui terminar 10 da noite, mesmo a receita sendo super rápida.

E sabe quando você come algo tão gostoso, mas tão gostoso, que até fecha os olhinhos dizendo "Hmmmm"? Foi assim... Muita alegria, ainda mais sabendo que podia comer sem culpa, pois não faria mal à baby Manu.

Sabe, maternidade é sobre tanta coisa, né? Sacrifício, se doar, se esvaziar... Mas é também sobre ser feliz. Ela é prioridade, mas nós temos que estar bem para eles ficarem bem também.

Essa quarentena tem sido assim... Oportunidade de ouvir mais a Deus... Sempre que possível nos dedicar aos nossos hobbies... Tirar da gaveta projetos antigos e fazer um pouco por dia, nem que seja por 10 min... Passar mais tempo em família. Ver coisas novas e que você achava que não era para você... Cozinhar.

E por aí, a quarentena tem rendido frutos? Cookies?

Espero que sim! Deus nos ajude e que essa fase passe logo. Mas que os aprendizados fiquem em nossos corações (e barriga hehe).


Obs.: Receita do cookie: https://youtu.be/rZKi9dY0_0w.

Nenhum comentário:

Postar um comentário