segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O semeador...

    Uma das passagens bíblicas de que mais gosto é a parábola do semeador... Ela encontra-se em Marcos 4: 1-20. O motivo pelo qual tenho tanto apreço por ela é porque ela traz esperança ao nosso coração, professor. Antes de explicar o porquê, vou colocar a parábola (em NVI) (e sua explicação dada pelo próprio Jesus) na íntegra abaixo, caso você não tenha uma Bíblia perto de você (mas suponho que você tenha uma em casa, já que é o melhor livro que existe neste mundo). Lá vai:

"Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia.
Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino:
"Ouçam! O semeador saiu a semear.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.
Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um".
A seguir Jesus acrescentou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!".
Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas.
Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,
a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’"
Então Jesus lhes perguntou: "Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas?
O semeador semeia a palavra.
Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.
Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.
Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.
Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra;
mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.
Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um"."

    Na nossa jornada profissional, infelizmente não ganharemos todas. Gostaria de dizer que sim, que todos podem aprender e chegarão lá com nossa ajuda, mas há outros fatores implicados aí que fogem a nossa alçada. Iremos nos esforçar, nos preparar, dar o nosso melhor, mas ainda assim não será o suficiente. Alguns ficarão pela beira do caminho; outros até irão mais para a frente, mas farão escolhas erradas que os forçarão a parar os estudos; outros quase chegarão, mas se deixarão influenciar por más pessoas... Enfim, não sei se acontece com você, mas quando eu olho minha turma e penso nisso, me desanimo bastante... Poxa, tanto esforço jogado fora... Tanto suor desperdiçado... Passei tanto tempo pensando no que seria melhor para eles e no final é isso, tudo para nada?
    NÃO! A história não acaba aí... Realmente, muitos irão se perder, mas há aqueles que crescerão. Aqueles que farão as escolhas certas, irão continuar seus estudos, irão realizar seus sonhos e farão coisas que nem imaginamos! Logo, meu caro colega de profissão, não desanime! Dê o seu melhor para todos. Haverá os que não merecerão o carinho e atenção dispensados, mas, como não sabemos quem será o solo frutífero, temos que apostar em todos. Nem todos irão florescer como gostaríamos, mas os que são a boa terra, esses sim farão valer os nossos esforços e nos encherão de orgulho mais para a frente. 
    Na igreja, muitos de nossos pequenos irão se perder, se desviar, preferir o mundo à Casa de Deus. Mas não desista! Há aqueles que crescerão na Palavra, permanecerão firmes no caminho, serão grandes cooperadores, ajudantes fantásticos, serão líderes dos jovens e dos adolescentes, presbíteros, diáconos, pastores, ministros de louvor... Irão até nos substituir em nossos ministérios, quem sabe.
    Meu amigo, sua escola ou igreja pode ser mais rochosa, ou espinhenta, ou simplesmente mais uma no meio do caminho, mas tenho certeza que dentro dela há inúmeras terras cheias de vontade de dar o melhor fruto a você e, principalmente, a Deus. Boas colheitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário