segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Último fôlego: ainda há tempo?

   Quem ensina na Educação Infantil ou no primeiro/segundo ano do Ensino Fundamental sabe como é importante trabalhar com calendário todos os dias. E é incrível como os dias têm passado rápido... Você tem tido essa sensação? Já estamos no final de outubro! Gente, parece que foi ontem que postei a crônica “Contagem progressiva”. Quantas coisas não aconteceram conosco em nossas salas de aula e Escolas Bíblicas Dominicais, certo?

    De fato, tudo tem passado rápido. E é bom que o tempo passe, porque assim a vida acontece... As provas para os quais nos preparamos e nos fizeram abrir mão de diversões chegam. E passam! Tiramos o aparelho. As páginas das agendas das crianças, antes tão branquinhas, se enchem de bilhetes. Descobrimos que nossa melhor amiga está grávida, e vemos sua barriga crescer. Os livros, intactos, cheirosos, limpos e finos, vão sendo preenchidos conforme o conhecimento é adquirido. O estágio probatório acaba. As páginas do calendário são arrancadas. A gente se aposenta. Cantamos parabéns para todos os alunos e amigos. A leitura do romance acaba. O bebê, tão pequeno e indefeso, cresce, engatinha, começa a andar e falar. O prédio, antes um amontoado de madeiras e ferros, é construído e finalizado. A leitura bíblica acaba. E recomeça! Finalmente terminamos de pagar as parcelas daquelas compras. Bananas verdes e duras amadurecem. E ficam boas que só! Os sonhos são desenhados e colocados em prática...

   Mas tem algo que também acontece com o passar do tempo: o cansaço... Meu querido colega, sei bem o que você passa. Vivo as mesmas dores e alegrias todos os dias! Mas com este texto quero te lembrar de algo: não deixe morrer o ânimo agora no final. Feche bem seu ano letivo e eclesiástico! Peça a Deus em oração a renovação de suas forças para que assim você termine bem o que exigiu tanto esforço seu ao longo do ano. Não deixe tudo se perder agora!

   Ainda há tempo: dê o seu melhor! Não me venha com frases do tipo: “Mas o que ainda dá pra fazer a essa altura do campeonato?” ou “Ah, já está acabando mesmo, fazer o que?”. Quer fazer um quadro-valor-lugar para cada aluno? Faça! E caprichado! Quer trabalhar parágrafos, translineação, produção de texto bem feita? Faça, ainda há tempo, ainda dá para obter resultados! Aproveite esse 1 mês e meio que falta e se dedique, dê um pouco mais, não esmoreça! Quer fazer aquele mural super trabalhoso? Por que não? Já estamos de férias? Então, mãos a obra! A hora de fazer é agora. O que você não fizer hoje vai fazer muita falta no ano que vem.

    Encerro deixando um versículo conhecidíssimo, mas que, “a essa altura do campeonato”, nos dá mais energia:

"Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". Isaías 40: 30, 31

   Você não está sozinho. Ele irá te ajudar! Espero que vocês tenham um mês de novembro e dezembro cheios de fôlego. Vamos mergulhar nessa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário