quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ahhhhhhhhhh, letra H!


Pessoal, mais um conto sobre letras e seus sons! Um grande abraço!


Lá vai a letra H... Coitada! Por onde passa é criticada, por onde passa ouve brincadeirinhas... 

“E aí, Zé ninguém!”. 

“E aí, zero a esquerda”.

“Como vai, miss ‘sem som’!”.

“E aí, sua sem graça!”.

“Hi, não tem personalidade não, é? Só vive em função do som dos outros?".

Pobrezinha da letra H... Caminhava, pensava, ficava triste, e nada melhorava a sua dor.

Um dia, estava inconsolável. Chorava até soluçar! É porque tinha passado pela letra X e ela tinha falado coisas horrorosas! Vê se pode um negócio desse? Olha como foi:

- Oi H. E aí, como vai sua vidinha?

- Oi X. Eu estou bem.

- O que? Não te escutei, você não fez nenhum som. Hahahahahahahahahaha Coitadinha de você... Onde é colocada é invisível, nem percebem sua presença. Já eu, não só tenho meu próprio som, como também faço, às vezes,  som de S, de Z, de CS, isso só pra falar de alguns. Eu sou muito chique! Quer algum som emprestado? Hahahahahaha

- ... Buááááááá

Nossa, a letra H ficou arrasada... Chorou até ficar vermelhinha...

Mas, para nossa alegria, passava por ali a meiga e gentil G. Ao ouvir sua amiga tão inconsolável, foi logo dizendo:

- O que foi querida? Para que esse chororô?

- Ahhhhhhhhhhhhhhh letra G. Eu não sirvo para nada! Ninguém me escuta (literalmente...). Eu praticamente não existo. Eu não sou nada. Se fico perto do A, faço som de A. Se fico perto do O, faço som de O. Para que eu nasci?

- Mas H, você é única e especial! Só está vendo pelo lado negativo... Você pensa que, quando está ao lado do I, você faz som de I e pronto. Mais nada. Eu já vejo por outro ângulo: já penso que você é tão legal, e tão querida por todos, que, mesmo ao lado de um amigo, ele pode ser ele mesmo, sem mudar de som. 

- Ahhhh. É, eu não tinha pensado por esse ponto...

- E outra: o que seriam das palavras com NH, LH e CH sem você? Você é o máximo! As letras N, L e C te amam. Com você, elas se tornam melhores e podem produzir um som diferente dos que elas já têm. Você é uma letra extremamente necessária!

- Ahhhhhhhhhhhhhhhhh G, você é a melhor!

- Que isso, amiga! Você é tão amada que, quando as crianças estão aprendendo a escrever, muitas me confundem com você. Ao ouvir um dos meus sons, como em gaiola, papagaio, gosto, elas acabam colocando você, pois seu nome lembra um pouco esse meu som: agá. Se tinha alguém que deveria estar chateada, esse alguém era eu, poxa! Hahahahahaha

- Hahahahahahahahaha.

E, assim, as duas saíram conversando e tagarelando pelas ruas do país Lendescrevendo, felizes e contentes por saberem de sua importância sonora...

Um comentário:

  1. Muito legal!!! Foi uma delícia ler a história do H! Continue escrevendo, sempre...

    ResponderExcluir