segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor!

Hoje é um dia super especial: é o nosso dia, querido(a) professor(a)! Logo, quero te dar uma mensagem de ânimo, ao invés de falar dos inúmeros problemas da nossa categoria (os quais já sabemos de cor).

Bom, esses dias eu vi no jornal a história de um pedreiro. Ele tem extrema facilidade para tocar piano. Aprendeu sozinho e, apenas vendo a forma como as pessoas tocam, consegue executar peças dificílimas. 

O talento dele chamou a atenção de seus colegas de trabalho. Eles gravaram um vídeo seu e o enviaram a uma faculdade de música. Uma professora de lá se interessou bastante e resolveu dar a ele aulas para que aprimorasse sua técnica.

Bom, e o que isso tem a ver conosco, professores? Não quero que olhemos pela perspectiva da professora de música, tampouco a do menino-prodígio. Quero que nos foquemos nos seus colegas de trabalho...

Foram os colegas do menino que repararam em seu talento. Já pensou se eles não o tivessem incentivado? Já pensou se eles não tivessem feito o vídeo? Ele seria para sempre um pianista amador. Mas não: seus amigos viram nele algo especial e resolveram ajudá-lo. E eis aí o resultado: uma reportagem inteira dedicada ao pianista-pedreiro. E mais que isso: ele teve a chance de sonhar mais alto e se tornar um músico profissional.

Sabe, vendo aquele jornal, Deus pôs no meu coração algo que vale para todos nós: Lívia, a responsabilidade nas suas costas é grande. A maior parte dos alunos que passará por sua mão não terá ninguém para reparar neles, a não ser você. Muitos terão talentos, facilidade em conteúdos difíceis, e se não for você, você a reparar, você a extrair o melhor deles, muitos continuarão no anonimato, desperdiçando sua inteligência no mundo das drogas, da prostituição, ou não, trabalhando honestamente, mas aquém do que poderiam ser. Você pode mudar o rumo da história deles! Se não for você, pode ser que ninguém lhes dê uma chance e eles apenas passem pela vida, ao invés de vivê-la em seu máximo!

Querido colega de trabalho: a responsabilidade nas suas costas é grande! Mas sabe por quê? Lembre-se daquela famosa frase do Tio Ben, de Homem-Aranha: GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES. A responsabilidade é grande porque cada professor tem um grande poder!

Você tem esse grande poder, essa missão, esse privilégio, na minha visão: a de trabalhar com vidas! De poder impactá-las! De extrair o que elas têm de melhor, de incentivá-los, de ver no que são bons e acreditar neles! Não deixe de fazer isso! Jamais! 

Poder ser que, infelizmente, seus alunos tenham apenas você do lado deles. Nem a família, nem a direção da escola, nem suas famílias, nem eles, para ser bem sincera, acreditam neles. Mas você pode fazer a diferença, fazer com que saiam de pedreiro (com todo respeito a essa digna profissão) para assim alcançar lugares cada vez mais altos!

Parabéns, meu caro colega, minha cara colega! Parabéns por acreditar em uma profissão tão nobre e cheia de desafios! Ela não é para qualquer um: só para quem tem grandes poderes! Pois ela requer grandes responsabilidades! 

Parabéns, não há nada mais belo do que ser professor e você merece toda a homenagem do mundo, pois você é um super-herói! Você voa e ensina outros a voarem. Você tem visão de Raio-X, pois enxerga o que ninguém vê. Você sai de um lugar e vai para outro em segundos, e ainda leva de carona uma turma toda! Você trabalha o dia todo, dá o melhor de si, e ainda tem pique de chegar em casa e fazer comida, arrumar tudo, cuidar de mais meninos e fazer suas coisas! Você desanima, às vezes quer entregar os pontos, mas no fim dá a volta por cima e recomeça tudo com muito gás! Você reclama, mas no fim sempre dá o seu melhor por seus alunos! Você não é de ferro, mas parece que é! 

Agora me diz, super-heróis não existem? Existem sim: você é um deles! Sem identidade secreta, pois dá a cara para bater sem medo de mostrar o rosto!

Parabéns! Parabéns para nós! Parabéns para você! Feliz dia do Professor, meus caros super-heróis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário