segunda-feira, 29 de outubro de 2012

4 dedos? Eu prefiro ver 8!


Sabe, todo mundo quer ser especial para alguém, não é mesmo? Todos nós queremos ser importantes na vida de outro, seja um amigo, um familiar ou até mesmo um médico. Não queremos passar despercebidos. Queremos ser lembrados, queremos que nos vejam, que saibam que não somos iguais a ninguém no mundo. Somos únicos! 

Quando olho para meus alunos, para a realidade em que eles se encontram, penso no tanto que sou responsável no seu crescimento. A maioria deles só escuta gritos e palavras negativas todos os dias. Serem únicos? Nem sabem o que é isso. E cabe a mim mostrar isso a eles, pois assim saberão o que é sentir-se especial...

Um dos momentos em que isso é possível é na hora de fazer relatórios. Para muitos, é uma chatice. Para outros, facilidade: fazem 4 modelos e aplicam conforme o jeito de cada aluno. Para mim, é um momento de reflexão. Em que paro e analiso cada um deles. Na correria, é fácil tratar todos iguais, não ver as particularidades de cada um. Mas na hora dos relatórios, é minha hora de perceber como eles são únicos e como suas qualidades merecem ser ressaltadas.

É claro que cansa. Seria bem mais fácil copiar e colar, copiar e colar. Mas, quando encerro essa exaustiva tarefa de fazer relatórios, percebo como tenho debaixo de minha responsabilidade crianças tão diversas. Defeitos? Sim, vários. Mas com tantas qualidades também! Há tantas coisas boas que temos e nem sabemos. Precisamos que alguém nos abra os olhos. E nós podemos ser esse alguém na vida de nossas crianças!

Logo, quer um conselho dessa humilde professorinha que tem muito que aprender? Faça os relatórios de seus alunos com carinho e atenção. No momento em que estiver os fazendo, você verá como cada um é diferente do outro! E como muitas vezes a gente nem percebe e perde a oportunidade de ser abençoado e de abençoar.

Pense direitinho, reflita, e escreva com o coração. Não precisa mentir, é claro, mas você verá que pode dizer muito sobre cada estudante, muito mais coisas boas do que pensava. Quem já viu Patch Adams, sabe o que é isso: muitas vezes você vê apenas 4 dedos, mas, se tentar ver além, verá 8! Que seus relatórios façam com que você veja 8 dedos e te mostrem o quanto é especial por ter estes alunos tão únicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário