segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Registro para dias difíceis (parte 1)

Pessoal, final de ano se aproxima, o cansaço aumenta, assim como o desânimo. Resolvi escrever um registro para vocês. Na verdade, ele conta minha história, mas, no final, traz uma mensagem de ânimo. Ele será dividido em 3 partes e colocarei uma por semana. Espero que essa palavra reavive o coração de vocês. Quem sabe não estão passando pela mesma angústia? Um abraço!


Sabe, preciso confessar algo. Já tenho esse blog há 1 ano e meio e ele sempre teve o mesmo título: Uma professora muito abençoadinha. Porém, não era professora durante a maior parte deste tempo.

Calma, calma. Não se revoltem. Vou contar a minha história e vocês entenderão...

Tudo começou há muito tempo... A história é longa, mas eu vou resumir. Um dia, contarei com detalhes, mas hoje esse não é o foco.

Eu sempre fui uma menina esforçada. Nunca peguei as coisas com facilidade, mas gostava de estudar e tirava boas notas. Desde pequena, dizia que queria ser médica. Pediatra, pois amava crianças. Como vocês sabem, é um curso extremamente difícil de passar no vestibular. Mas, fui em frente.

Porém, quando estava para acabar o Ensino Médio, cheguei à uma conclusão que me apavorava já havia certo tempo: eu não queria ser médica. Não gostava de Biologia, aqueles negócios de embriologia, fisiologia, credo! Sei que parece que foi fácil ao ler por aqui, mas, na época, foi uma decisão muito complicada.

Como gostava de matemática, e não queria ser professora de jeito nenhum (eita ironia), acabei colocando no vestibular Engenharia Elétrica. Sim, que loucura! Passei e fiz 2 anos.

Antes que você queira me internar, já explico: a mudança para Pedagogia foi uma das melhores coisas que fiz. O que aconteceu foi que, durante o tempo que fazia Elétrica, me sentia um verdadeiro peixe fora d’água. Achava aquilo tudo uma bobeira, sendo que a vida passava lá fora tão linda...

Enfim, nesse meio tempo, surgiu a oportunidade de dar aula na igreja e me apaixonei! Achava lindo sentar com meus alunos, aprender com eles, receber o carinho deles...

Aí, não deu outra: mudei para Pedagogia! Fui super criticada, super chamada de louca, super zoada. Mas fiz! E não me arrependo! Desde o terceiro semestre trabalho na área. Fui monitora por 6 meses e logo fui promovida para professora. Fiquei na mesma escola por um pouco mais de 2 anos.

Porém, Deus abriu uma porta para mim em um concurso público como monitora da Secretaria de Educação do DF, cargo em que fiquei por mais de 2 anos. E foi durante este período em que comecei o blog.

Sim, eu não era professora. Mas me considerava uma: ajudava muito as crianças, cuidava delas, como se fossem meus alunos. E eles eram de certa forma, poxa vida! Hehehehe

Pois bem, no ano de minha formatura (2010), eu prestei o concurso para Professora do mesmo órgão. E fui super bem! Mas tiveram muitos recursos e, com o gabarito definitivo, a minha nota caiu bastante e a classificação foi para mais de 200. Deus sabia o que estava fazendo...

Em janeiro do outro ano (2011), fui convocada! Eba! Mas fui logo desconvocada, pois a Secretaria de Educação alegou não ter verba suficiente. Fiquei o ano todo esperando, pois queria muito, muito mesmo ser chamada! Apenas aqueles que passaram exatamente dentro das vagas é que assumiram (entre os quais eu estaria se minha nota não tivesse caído).

Mas Deus me fez esperar e sei que foi o melhor para mim. Foi um tempo difícil, eu confesso, e de muita angústia, pois as notícias eram sempre ruins: falavam que o governo esperaria o concurso encerrar e não chamaria ninguém, para assim fazer outra prova. Sempre diziam que não sairiam mais convocações, pois a verba estava apertada... Os prognósticos eram sempre os piores possíveis.

Quando chegou janeiro de 2012, estava super empolgada e ansiosa: será que minha nomeação sairia? Será que finalmente seria chamada? Bom, na próxima postagem você saberá. : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário