segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Professora abençoadinha em: Confissões de uma novata em crise!

No capítulo de hoje, a professora abençoadinha está preocupada. Ser novata nunca é fácil, ainda mais em uma escola na qual todos os professores têm mais experiência do que você. Inúmeras coisas passam por sua cabeça:

1) Será que a professora que pegá-los ano que vem vai achá-los bons? Será que vai pensar que são fracos e vai parecer que eu não dei nada? Ou vai falar mal de mim, dizendo que sou uma péssima professora?

2) Será que eu estou ensinando da forma certa? Não existe uma forma melhor de ensinar?

3) Será que eles estão no mesmo nível que as outras turmas?

4) Será que estou dando muitas atividades e não está rendendo?

5) Será que estou dando poucas atividades e eles estão ficando mal acostumados?

6) As atividades que eu dou são mais fracas do que as que minhas amigas dão?

7) Para os meus alunos que têm dificuldade: dou só atividades diferenciadas? Todos os dias? Em quais momentos? Ou mesclo com as que eu dou para os outros?

8) Grito demais? Ou estou afrouxando e deixando a turma sem limites?

9) Meus alunos gostam de mim? Irei marcar a vida deles de forma positiva? Ou em suas lembranças serei aquela professora chata? O que eles falam de mim quando chegam em casa?

10) E os pais? O que pensam de mim? Acham-me boa professora?

11) Dou atenção para todos de forma adequada? Dou preferência para um ou outro? Trato-os de acordo com suas diferenças e levo em consideração seus problemas?

12) Na hora de planejar, fazer cartazes e coisas do tipo, faço muito devagar?

13) Devo gastar dinheiro comprando material escolar? Ou fazendo isso irá parecer para os pais que é minha obrigação, e não deles?

14) Fui grosseira com alguma colega de trabalho? Falei demais? Ou falei de menos?

15) Será que a professora do ano que vem irá entender o que eu quero dizer no relatório? Ele está bem escrito? Coloquei frases adequadas? Irei me encrencar por ter dito algo da forma errada?

É, gente. O começo nunca é fácil. São muitas dúvidas, muitas angústias. Encontrar o equilíbrio, o bom senso, demanda tempo. Mas, mesmo que sejamos sem experiência, devemos saber que nossa energia está alta, assim como a animação e a quantidade de sonhos. Logo, devemos aproveitar essa fase, para fazermos tudo o que pudermos enquanto não temos que conciliar com inúmeras outras tarefas, como casa, marido, filhos etc. Logo, força professoras abençoadinhas espalhadas por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário