quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Poucas palavras, muita diferença


   Essa semana me pus a pensar em como certas coisas que dizemos fazem a diferença na vida de outras pessoas. A Palavra de Deus, regra de fé e prática para tantos cristãos (nos quais eu me incluo com orgulho) traz em Provérbios 18:21 que “O que você diz pode salvar ou destruir uma vida” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Uau!
   Domingo passado, o pastor de minha igreja estava comentando sobre nossa leitura diária da Bíblia. Disse que uma das formas de lermos seria 2 capítulos do AntigoTestamento e 1 do Novo Testamento. Eu já tinha ouvido essa forma, mas tinha esquecido completamente. Quando ele falou, eu pensei: Caramba, posso fazer isso, pois assim divido a leitura entre os dois testamentos e não fico lendo só um ou outro. Ele nem sequer sabe disso, mas minha leitura bíblica desta semana já foi diferente e foi graças a uma pequena sugestão dada pelo pastor, a qual nem era o foco da pregação. Era apenas um comentário, mas que fez diferença em minha vida.
   Comecei há algum tempo a anotar lições que tenho aprendido com as pessoas. Às vezes, elas nem percebem, mas uma frase que elas citam me faz parar para pensar e, sabe, faz diferença em meu dia-a-dia! Poxa, muita mesmo! E penso que o que eu falo também tem influência em relação às pessoas, meus alunos principalmente. Devemos tomar cuidado com nossas palavras. Dizer, como diz meu pai, “só o que aproveita”, pois elas podem machucar. A palavra sensata, no entanto, traz muitos benefícios a quem ouve, mesmo que não saibamos.
   Logo, dica para esse mês que se inicia: escute bem as pessoas ao redor. As palavras que elas proferem podem nos dar uma saída maravilhosa que não víamos. Podem nos fazer enxergar o que tínhamos dificuldade. E claro: saiba o que dizer. Não sabemos o que irá causar uma frase dita por nós. Pode iluminar uma pessoa para que ela tenha uma grande ideia, mas pode fazer alguém reviver um mal sentimento. Pode fazer com que um amigo nosso mude de caminho (ou volte a ele). Pode fazer do dia de alguém maravilhoso, e até mudar sua vida... E isso é mais um dos motivos pelos quais a vida é simplesmente fantástica!
   

2 comentários:

  1. Seu texto me fez lembrar de uma frase "Palavras não são pedras, mas quando atiradas com força machucam". Muito significativo pra mim as palavras que escreveu... acredito que a escrita foi uma das melhores coisas já criadas ( senão a melhor) com elas podemos falar sobre tudo... coisas concretas e subjetivas e nos expressar completamente...Temos que tomar cuidado com o que dizemos e escolher bem as palavras... agora lembrei de uma frase da Clarice Lispector que diz algo mais ou menos assim... quando dizemos o que sentimos, o que sentimos se transforma lentamente no que dizemos... bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!Adorei a sua visita! Que bom que ajudei em alguma coisa rsrsrs

    Acesse o meu novo blog www.catiamsgs.blogspot.com bjs :)

    ResponderExcluir