sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pai, mãe, eu preciso da Escola Dominical!

   Gente, sou muito fã de Escola Bíblica Dominical (EBD). Inclusive, dou aula nela. E percebo como os pais não a valorizam, apesar de sua grande importância para o crescimento espiritual das crianças. Baseado nisso, escrevi esse conto para alertar pais e mães que crianças precisam da Escola Dominical! Boa leitura!    
 
   Era uma vez a história de Paulo. É a história dele, mas bem podia ser a minha, a sua ou de seu filho ou filha. Ele tinha 6 anos e seus pais eram bem exigentes. Ele tinha de ser sempre o mais dedicado em tudo: na escola, no inglês, na natação... Eles só não exigiam essa dedicação toda na igreja. Afinal, pra quê?

Mãe do Paulo: O mundo está muito competitivo, meu filho. Você não pode perder tempo com bobagens.

    Sua mãe dizia isso a ele todos os dias.

   Um dia, Paulo chegou em casa após a Escola Dominical (nesse dia, por um milagre, eles foram à EBD) e correu para fazer a lição da revista que ganhou de sua professora. O tema era: “Os milagres de Jesus”. Estava empolgadíssimo para pintar e fazer as atividades e...

Mãe do Paulo: Pauloooooooooo Nada disso! O que você está fazendo? Larga essa revistinha e vai estudar para a prova de amanhã. Isso aí não é prioridade agora.

Paulo: Mas mãe... Eu já estudei. Fiz todos os exercícios. Deixa eu fazer o dever da igreja agora. A professora disse que nós devemos buscar a Deus em primeiro lugar! Ela falou que isso está na Bíblia lá em...

Pai do Paulo: Ah, menino! Faz o que sua mãe está falando! Por acaso isso aí vai fazer você passar em algum concurso? Vai fazer você entrar na faculdade? Hein? Vai lá estudar mais! Você não quer ser como nós, uma médica e um empresário? Acha que fazendo essa revistinha vai conseguir? Escuta a gente que você vai se dar bem. Siga o nosso exemplo.

    E no outro domingo eles não foram à EBD porque Paulo tinha um trabalho de Matemática para terminar. No outro, tinham ido a uma festa, chegado tarde e não conseguiram acordar. Depois, eles viajaram. E depois era uma lista enorme de exercícios de Paulo. E depois... Enfim, o que eu sei é que só voltaram lá perto do final do ano.

   Não pense que seus pais eram maus: eles o amavam muito. Mas queriam que ele tivesse um futuro brilhante: entrar em uma universidade federal, passar em um grande concurso, ser alguém na vida... E ficar na igreja, trabalhando, sendo líder de adolescentes, jovens, indo para Escola Dominical, ah, isso era perda de tempo na visão deles. Tiraria sua atenção do que era realmente importante.

   Alguns anos se passaram e Paulo já era um adolescente.

Paulo: Pai, hoje é domingo. O pessoal da igreja me chamou para a sala dos adolescentes na EBD e depois para jogar bola. Posso ir?

Pai do Paulo: Você está doido, Paulo. Você está em semana de prova, não vai pra igreja não, vai estudar. Na sexta você sai com o pessoal da escola e vai pra um show.

   E Paulo cresceu assim: só existindo, sem viver, pois faltava o principal em sua vida: Deus. Seus amigos eram todos da escola, passava seus domingos estudando, nunca participava de nenhuma atividade da igreja. Sabia tanto dos assuntos do vestibular, mas tão pouco da Palavra de Deus! Mas como aprender, se não tinha o hábito de ir à escola dominical, na qual vemos mais a fundo os diversos temas bíblicos?

   Ele cresceu vazio. Sim, ele entrou em uma boa universidade. Um dos primeiros colocados. Logo passou em um excelente concurso. Mas não se sentia feliz: faltava algo... Casou, mas faltava algo no casamento... Tinha dinheiro, mas faltava algo para aquilo fazer sentido... Teve filhos, mas... faltava algo...

   Argh, gostou do final? Eu também não! Que coisa mais triste, não é? Vamos fazer o seguinte, vamos começar de novo...

   Era uma vez um menino chamado Paulo. É a história dele, mas bem podia ser a sua, a minha, ou a de seu ou sua filha.

   Paulo era um menino muito dedicado à escola. Gostava de estudar e fazia tudo com capricho. Mas tinha algo que ele era realmente zeloso: com tudo que era de Deus. E seus pais sempre incentivavam isso.

Mãe do Paulo: Filho, é muito importante você estudar, ir bem nas provas e ser bom aluno. Mas nunca se esqueça: sua prioridade é Deus. Chegou da escola e tem dever para fazer? Ótimo, mas antes disso você tem de ler a Bíblia, orar e fazer o dever da revista da igreja.

Paulo: Mas, mãe, e se os deveres da escola forem muitos?

Mãe do Paulo: Ué, você faz assim: assim que chegar da EBD começa a fazer a revista. Durante a semana, faça cada dia um pouquinho, já que ela é normalmente para o próximo domingo. Mas nunca deixe o da EBD por último. Não quero ver você fazer fazendo sua revista no sábado à noite ou domingo pela manhã antes de irmos à EBD.

Pai do Paulo: Isso mesmo, filho. Deus é prioridade nas nossas vidas. Queremos sim que você estude, tenha um bom emprego, mas o que adianta ter tudo isso sem Deus? Primeiro, devemos buscá-lo e as outras coisas vão sendo acrescentadas. A Bíblia diz em Marcos 8:36: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Lembre-se sempre disso.

   E assim Paulo cresceu. Não deixava a escola de lado, mas Deus era o mais importante em sua vida. Seus pais sempre o incentivavam a participar das programações da igreja e, principalmente, da escola dominical. Achavam a participação na EBD fundamental para o crescimento espiritual, tanto deles como o de Paulo. Nada era desculpa para faltar.

Pai do Paulo: Paulo, já está pronto? Já está na hora da EBD.

Paulo: Ah, pai, eu estou enrolado. Tenho tanta coisa para estudar e ainda nem estou na metade. Não queria faltar, mas é só hoje.

Pai do Paulo: Filho, não. Assim que acabar a EBD a gente vem embora e você estuda a tarde toda. Não vai faltar por isso não. Vamos logo. Você vai ver como seu estudo vai render depois. Para Deus, não somos segundo plano. Ele deve ser sempre nossa prioridade.

   E olha que engraçado: foi exatamente nesse dia em que Paulo ouviu na classe de adolescentes da escola dominical algo que iria mudar sua vida!

Paulo: Mãe, mãe. Você não vai acreditar! Hoje eu ouvi uma história fantástica lá na EBD. Era a história de um homem que é advogado, mãe. Nossa, ele que deu a aula hoje. Ele é fera, um dos melhores da área. E sabe o que mais, mãe? Ele tem um escritório e uma vez por semana ele atende só pessoas que não têm dinheiro. Ele ajuda essas pessoas, resolve seus problemas e ainda fala da Palavra de Deus. Mãe, eu quero ser como ele!

Mãe do Paulo: Filho, que alegria! Meu sonho é ver você feliz em sua profissão e mais que isso: servindo a Deus como um excelente profissional! Que Deus te abençoe!

   E foi isso que aconteceu. Paulo era um servo de Deus dentro e fora da igreja. Sempre participou de tudo, nunca deixando a escola de lado, mas sempre colocando Deus na frente. Descobriu indo à igreja que queria ser advogado e ajudar pessoas e assim o fez.

   Paulo passou em uma boa faculdade e resolveu advogar. Como era seu sonho, seu escritório era aberto para ajudar pessoas carentes e fez diferença na vida de muitas pessoas, falando de Deus e servindo-O em primeiro lugar.

   Casou-se, teve filhos, mas, antes de tudo, era um homem temente a Deus e isso fez toda a diferença em sua vida. Não sentia que faltava algo, não por ter muito dinheiro, família... Era porque tinha realmente tudo: Deus. E isso bastava!


   E você? Qual dos finais quer para sua vida? Nunca é tarde demais para voltar atrás e colocar Deus em primeiro lugar. Pais, mães: incentivem sim seus filhos a estudar. Incentivem que tenham bons empregos. Mas não coloquem isso por cima de Deus. Não deixem de trazer seus filhos à EBD. Valorizem-na assim como valorizam a escola, ou até mais, porque é nela que aprendemos o melhor conteúdo: Deus. Nosso desejo é que seus filhos digam, assim como Obadias disse em 1 Reis 18: 12: “Eu, contudo, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade”. Feliz volta às aulas crianças! E feliz volta à Escola Bíblica Dominical! Que Deus abençoe nosso 2011!

 



3 comentários:

  1. Parabéns por usar seu orkut e seu blog para levar adiante a palavra do nosso Senhor....é uma maneira muito bonita de evangelizar....mil bjks e fica na Paz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do conto, vou até passa lo para os irmãos em minha igreja na EBD.
    Bjs, que vc seja muito feliz e abençoadíssima

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o que vc. postou amiga! parabéns!

    ResponderExcluir