quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dentes de leite

   Ano passado, dentre muitas coisas boas que me aconteceram, pude participar da formatura de primeiro ano do ensino fundamental de meus primeiros alunos. Eles foram meus no Infantil IV, em 2008, e sempre foram especiais para mim, afinal, foi com eles que tive a oportunidade de realizar meu sonho e comecei minha caminhada no ensino.

    Houve um momento da festividade, porém, em que a escola apresentou um belo vídeo em homenagem aos alunos. Nele, aparecia uma foto deles ainda bebês e depois uma imagem das crianças descendo o escorregador, estampando um belo sorriso, e caindo direto na piscina de bolinhas. Neste momento, reparei em algo: estavam banguelas! Alguns até com os novos e definitivos dentes já crescidos! Então pensei: cadê aqueles dentinhos pequenos e certinhos? É, meus bebês cresceram... E eu pude acompanhar...

   E comecei a divagar... Recentemente, estava viajando de avião sozinha. Não conhecia ninguém ali, mas, por duas horas, estivemos juntos. Se algo acontecesse, seria para todos nós. Porém, quando o avião aterrissou, cada um foi para sua casa, para o seu afazer, e perdemos o que tínhamos em comum.

  Penso que a sala de aula também é assim: uma viagem. Mas, ao contrário do exemplo anterior, temos muito em comum. Estamos juntos nessa! E, ao final do ano, quando o “avião pousar”, cada um sim irá seguir um rumo, mas fizemos marcas uns nos outros que durarão para sempre. Não passaremos despercebidos para eles e vice-versa. No próximo ano, talvez, possamos vê-los crescer, passando por nossa porta, dando tchau, nos enchendo de saudades e doces lembranças. E, se tivermos sorte, poderemos acompanhar esse crescimento de perto (ou de longe, como no meu caso, o que também é válido) por um longo tempo.

    Eles irão mudar de classe. Durante um ano inteiro, foram nossos. Viajamos juntos. E eles cresceram! E presenciar isso é um privilégio! Passaram-se um, dois anos, e eles aprenderam a ler, escrever em letra cursiva, a fazer redações... E, de alguma forma, fizemos parte dessa história. Ajudamos a deixar os dentes de leite caírem...

    Hoje, estava na secretaria da escola em que trabalho atualmente e observei as novas matrículas. De quem aquelas crianças seriam? Como seriam formadas as turmas? Que amizades seriam feitas? Como elas afetarão suas vidas? O que serão no futuro? Eu não sei... Mas observar isso por um período (esse ano, nos próximos) é, dentre muitos outros, um dos presentes que temos como professoras.

   Quanto a meus alunos do começo da história, em 2011 eles estarão no segundo ano. Os meus alunos de 2009 estarão no primeiro, irão se alfabetizar. E, se Deus quiser, verei a formatura deles também. Infelizmente, não trabalho mais na escola em que estão. Não verei seus sorrisos, pouco a pouco, se tornando próximos ao “de gente grande”. Verei apenas quase pronto! Mas sempre me lembrarei daquele doce sorriso infantil que me era mostrado quando eu falava algo engraçado. Ou no momento de uma brincadeira gostosa no parque... Ou nos dias de festa. E, mais uma vez, me sentirei uma abençoadinha! Uma privilegiada!

Um comentário:

  1. olá
    Regina Italia
    muito lindo seus contos
    vc deveria se identificar,
    quanto ao orkut
    eu prefiro te adicionar o verdadeiro perfil,
    não gosto de fakes,
    vc é talentosa,
    parabens
    me adicione

    feliz 2011
    q Deus conceda todos os desejos de seu
    coração,
    bjs
    Professora Pati Palma(em breve,mais conhecida como PPP)

    ResponderExcluir