quinta-feira, 17 de maio de 2012

Esse R!

   Pessoal, trabalhar com alfabetização todos os dias nos faz pensar demais nas letras! Logo, vou começar a publicar poemas e historinhas sobre elas. São ideias minhas que surgem quando passo o alfabeto com meus alunos ou monto palavras com eles. Critiquem, sugiram mudanças, vejam se a linguagem está adequada à das crianças, se elas entenderiam... Quem sabe, um dia, não junto todas as que eu estou escrevendo e publico um livro? Sonhando, sonhando...

   O primeiro é sobre a letra R. Um abraço e boa semana a vocês! 



Esse R, esse R
Que dorrrr de cabeça ele me dá
Se no começo da palavra, seu som é Rrrrrr (igual em Rrrrrafaela)
No final, epa, de novo,  o som Rrrrrrr é que vai se mostrar (igual em amarrrrr)


Esse R, esse R
Que marrrr de sons é esse a surgir?
Se no meio da palavra, com um vogalzinha, a língua treme (igual em sirene)
Sem ela, sozinho, no meio, o Rrrrr voltamos a ouvir (igual em servir)


Esse R, esse R
E se diferente eu quiser fazer?
Quero, no meio, sem estar sozinho
Com uma volgalzinha, o Rrrr eu quero perceber


Esse R, esse R
Tão metido assim ninguém nunca escutou!
Se quisermos escutar o Rrrrr no meio, com uma volgazinha
Dois R teremos que por e o Rrrrr arrebentou! (igual em arrasou)

Nenhum comentário:

Postar um comentário