quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma Professora muito Abençoadinha em: Isso não vai dar certo!


  Era uma vez uma Professora muito Abençoadinha. Ela era bem maluquinha, mas, como sabia que tudo a sua volta era de Deus e dado por Deus, se achava bem abençoadinha por Ele lhe ter dado essa profissão de presente. 
   Um belo dia, em sua cidade, resolveram organizar uma Bienal do livro. E olha que máximo: alguns alunos seriam escolhidos para gastar, cada um, 40 reais com livros e o professor também ganharia um crédito de 80 reais para livros de sua escolha! Uau, que fera! Quando perguntaram quem queria participar, claro que ela topou na hora.
   Mas, eis que o diretor de sua escola a chama para uma conversa:

- Professora, amanhã é o dia de ir à Bienal. Bom, você sabe como vai funcionar, certo?
- Sim. Cada aluno ganhará um cartão com crédito de 40 reais e comprará os livros que quiser.
- Hã, não. Não é bem assim. É apenas um cartão, com o crédito de 400 reais para um grupo de 10 crianças e o seu de 80 reais. Você terá que preencher um controle com o gasto de cada criança para prestação de contas. E cada vez que passar o cartão, terá que guardar o ticket. E escrever o livro que cada criança comprou. E prestar um relatório de todos esses gastos. E...
- Eita, espera aí. Vou ter que anotar o nome de cada livro que eles comprarem? Mas serão muitos! Cada um comprará uma média de 3 a 4 livros, porque lá é tudo baratinho.
- Hã, sim.
- Nossa, mas é muita coisa! Será que vai dar tempo? E se eu perder um ticket? 
- Bom, isso não pode acontecer.
- Aff, desanimei... 
- Ah, tem mais uma coisa...
- O que?
- Você irá com 6 alunos da turma da Val e com 4 da turma da Tânia. Eles é que foram sorteados. Elas irão acompanhá-los, mas você que passará o cartão e será responsável por eles. 
- Ué, mas como assim?  Ficará confuso: terei que correr de um lado a outro para passar o que cada turma quer, e escrever o nome de um monte de livros, e controlar quanto cada um ainda terá e... Seria mais fácil se fosse uma turma só... Ai! Isso não vai dar certo!
- É professora. Você se dispôs a ir, mas são essas as condições. Boa sorte!

   E lá foi a professora ansiosinha para sua sala... Como seria o outro dia? Estava tão animada para o passeio, mas não desse jeito... E se algo desse errado? Será que ela daria conta desse desafio? Poxa, o outro dia não seria bom.
   Bom, ansiosa a professora abençoadinha é, mas também é uma mulher de oração. Pôs nas mãos de Deus e pensou: “Ah, seja o que Deus quiser! Se eu ficar preocupada, não vai mudar nada mesmo...”. Orou e relaxou...
   No outro dia, acordou com o coração em paz. Só Deus mesmo para fazer isso! Foi para a escola tranquila e, senhor passeio, “aí vamos nós”.
   Chegando lá, não é que Deus a surpreendeu? Foi difícil, cansativo, passou muitas horas em pé. Quando os alunos de Val escolhiam o livro, corria lá, anotava um por um, dizia quantos reais eles ainda tinham e passava o cartão. Quando os alunos de Tânia decidiam, ela ia lá e fazia o mesmo. Suou, pingou, enfrentou fila, fez conta, ufa! Mas deu conta de tudo! O desafio foi dado e a missão cumprida, graças a Deus!
   E, no meio dessa confusão toda, ainda deu tempo de reparar em várias coisas legais: os alunos de suas colegas, ao invés de gastarem seu crédito e seu tempo de escolha (que era curto) apenas com eles, aproveitaram para comprar livros para seus pais, mães, irmãos e irmãs. Muitos gastaram metade do seu dinheiro comprando para a família! Ao invés de aproveitarem essa oportunidade única (que dificilmente acontecerá de novo e, se acontecer, provavelmente eles não serão escolhidos novamente) comprando algo exclusivamente para eles, não, resolveram beneficiar sua família. Que gracinha!
   E ainda a professora abençoadinha, mesmo tendo que controlar os gastos de 10 alunos e vigiar para onde iam, ainda teve tempo de dar uma espiadinha e achar um stand com um livro de sua “irmã” inspiradora: uma história em quadrinhos com “As aventuras da Professora Maluquinha”, que é simplesmente demais!




   Viu? Tem dias em que achamos que dará tudo errado... E acabamos nos surpreendendo! O passeio não só deu certo, como ela ainda ganhou livros super bacanas de presente! Coisas que só acontecem com quem mexe com educação, coisas que, modéstia à parte, só profissionais da educação dão conta! Isso é um dos motivos que leva a nossa professora a se sentir muito abençoadinha! Deus é bom e sempre nos coloca em aventuras fantásticas (e nos ajuda a sair delas de forma vitoriosa)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário