sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O chinelo de Davi

Ele é um menino baixinho, de olhos grandes, muito bonitinho. Mas sou suspeita. Sempre acho meus alunos bonitos. Porém, não me lembro de um só dia em que ele foi para a aula sem ter o nariz escorrendo. Muito simples, com roupinhas sempre sujas e surradas, aquele tipo de criança que você tem certeza que terá dificuldades para aprender a ler e escrever. Mas, não... Ele teve uma baita super professora no ano passado, a qual eu admiro muito, e chegou para mim lendo algumas palavras e formando frases compreensíveis... Ou seja, já bem melhor do que a maioria de meus outros alunos.

Não falta aula de jeito nenhum. Era bem desorganizado, mas, após as broncas dessa professora que vos escreve, que é bem chata hehe, tem melhorado seu capricho. É uma criança doce, esforçada e com um sorriso lindo. Esse é Davi (nome fictício para um aluno bem real).

Um dia, fiz um ditado em sala (sim, sigo um ensino muito tradicional às vezes) e, para minha surpresa, devo admitir, Davi ganhou. Não pensei duas vezes: vou dar um conjunto de canetinhas como prêmio, das melhores. Ele merece! 

Passadas algumas semanas, um aluno o pergunta: 

- Davi, cade suas canetinhas?

- A minha irmã pegou...

Fiquei indignada! Como assim?  Elas eram dele! Que absurdo! E o coitado ainda levou mais uma bronca da tal professora que vos escreve, sem nem ser o culpado.

Mas, ao contar para minha mãe o ocorrido, ela disse: 

- Minha filha, eles devem ter vendido. E fizeram isso para assim ter o que comer em casa.

É... Infelizmente, isso é bem comum em comunidades carentes, como a que eu trabalho...

Vieram as férias, acabaram as férias, veio o terceiro bimestre... 

Eis que um dia lá vem Davi, com seu chinelinho na mão, dizendo que ele havia arrebentado no caminho para a escola. Peguei um clips e consertei, enquanto escutava o que os outros diziam a ele:

- Davi, a tia não gosta quando vem de chinelo pra escola. Tem que ser tênis ou sandália fechada...

- Não, Igor, mas ele não tem...

Olho para Davi e ele, com seus grandes olhos, me devolve o olhar:

- Davi, você tem outra sandália em casa?

- Não, professora.

E fiquei o observando no recreio. Sempre correndo com o chinelo preso com um clips, com um sorriso no rosto. Nada pararia sua brincadeira e nem sua alegria.

Fui para a sala e aí aconteceu... Deus me incomodou: 

- Vá e compre uma sandália para ele...

E eu: 

- O que?  De jeito nenhum! Povo folgado, vai é se acostumar pensando que eu tenho obrigação de dar. Não viu o que aconteceu com as canetinhas? Não dou e não dou mesmo!

Mas não teve jeito... Deus continuou a incomodar, me trouxe ao coração aquele versículo que “Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20:35). Saí da escola e passei na loja de calçados...

No outro dia, dei um jeito de entregar longe das outras crianças. Ele abriu, me olhou com aqueles grandes olhos, e disse: 

- Muito obrigada, professora!

 E eu falei: 

- Não deixa sua irmã pegar dessa vez, senão eu a chamarei aqui na escola e vai ter bronca!

Neste mesmo dia, íamos fazer um cartão de dia dos pais. Deixei-o escrever o que quisesse, e eu corrigiria com ele depois.  Ao ler, me emocionei. Ele escreveu o nome de todos as pessoas que moravam com ele (umas 10, todas na mesma casa). E acrescentou: Eu amo muito vocês!

Um garoto simples, que provavelmente vive uma vida perto do miserável, mas que não deixar de ter um amor sincero pelos entes que o cercam e não deixa de ter um sorriso no rosto, não importa se seu chinelo é do homem-aranha ou se é “amarrado” com um clips...

E nós?  Quantas vezes nosso coração não é ingrato, mesmo com tudo que temos e pelas pessoas que temos ao nosso redor? 

O chinelinho não sai mais de seu pé, já até mudou de cor hehe. E a lição de Davi também não sai mais de meu coração. 

A todos vocês, um bom final de semana! Que sejamos mais como Davi, afinal, já temos tudo, pois temos Cristo no coração e isso já deveria ser suficiente para deixar um sorrisão estampado... E, além disso, Deus nos presenteia, todos os dias, com muito, muito mais do que precisamos ou merecemos!

2 comentários:

  1. Lindo texto!
    Minha mãe foi um Davi, mas infelizmente não terminou os estudos.
    Oro para que Davi tenha um futuro diferente.
    Bjs
    Michele

    ResponderExcluir