sábado, 29 de agosto de 2015

Post-it

Oi gente! Sabe, eu gosto muito de aprender com as pessoas. Aquele provérbio da Bíblia que diz “Como o ferro afia o próprio ferro, assim o homem ao seu amigo” (Pv 27:17) é algo realmente sensacional. Estar com outras pessoas (pessoas de boa influência, claro) nos faz melhores, nos faz ver coisas de forma diferente, enfim, nos faz enxergar além.

Sendo assim, eu vejo como elas fazem tudo, sua forma de se organizar, e vou tentando aplicar na minha vida. Aí junto isso com vlogs/ blogs legais que essas mesmas pessoas me indicam, e nos quais aprendo muito, e vou somando muitos aprendizados.

Como sou meio esquecida, eu anoto tudo na minha agenda. Meu esposo até ri de mim, porque sempre que chega o final do dia eu vou “ticando” o que eu fiz. Não, não adianta anotar no celular e apagar. Já comentei isso antes: comigo não funciona. Tem que escrever e passar o traço por cima.

E, quando eu digo que anoto tudo, é tudo mesmo. Minha agenda é algo que não posso perder. Já falei que tenho muito apreço por ela em outras crônicas. Ela está na minha bolsa o tempo todo e é consultada sempre.

Na parte de trás, eu anoto coisas que quero fazer em minha casinha a curto prazo ou atividades mais trabalhosas que deverão ser feitas em um dia que, por alguma razão, eu trabalhar menos, ou for feriado, ou sobrar algum tempinho na correria diária.

No dia a dia, eu escrevo as tarefinhas normais. Mas, colada ao lado, eu uso um Post-it bem grande com várias atividades mais básicas que, se possível, devem permear toda minha semana. Assim, eu não me esqueço de dar uma olhadinha e tentar cumpri-las. Como elas me ajudam muito, resolvi compartilhar. Escrevi com ajuda de todos que me cercam e, se te ajudar, ficarei feliz.

- Cursos. Coloco isso pra me lembrar de que, sempre que der, devo me atualizar profissionalmente, mesmo que sejam cursos rápidos a distância. Como eu trabalho na Secretaria de Educação, eles já fornecem todo ano cursos bem legais, aí é formação continuada, boa e de graça.

- Treinar piano e teclado. Tento pelo menos meia hora por dia. Não tenho facilidade, mas tento estudar e “fazer milagre” nesses 30 minutinhos diários.

- Estudar Francês e Inglês. Bom, como eu ainda faço francês, tento fazer meu deveres na hora do meu intervalo, pra assim ter mais tempo em casa. Mas uma dica que ouvi em um vídeo de um professor é tentar fazer isso no nosso “tempo morto”. Ou seja, enquanto faz a faxina, na ida e volta do trabalho, você aproveita e vai escutando algo nessas línguas. Tem me ajudado a desenvolver essa parte de compreensão oral, na qual eu sou terrível. É uma forma de utilizar bem o tempo.

- Ouvir pregações. Importante. Tem até um aplicativo que meu primo Carlos me falou e nele dá pra escutar sermões em outras línguas. Aí já junta o tópico de cima com este.

- Ler. Deixe o livro sempre na bolsa, porque, enquanto você espera na consulta, ou no intervalo no trabalho (durante não pode, viu?  Hehehe), ou em casa mesmo, você lê. Desliga a televisão, sai desse celular, porque ler é benção (lógico, quando o livro é de alguém que vale a pena e é recomendado, ok?  Pegue dicas! )

- Escrever no blog (ok, tenho falhado nisso desde o ano passado. Mas está escrito no Post-it, então pelo menos a consciência me incomoda hehehe).

- Tinha um tópico que era ver coisas para o casamento. Mas ele está riscado porque eu já casei. Eeeeeeeeee graças a Deus! Muito melhor ser esposa do que noiva! Organizar casamento é  lindo, fofo, maravilhoso, mas dá trabalhoooooo. Então, estou feliz porque passou...

- Ir a feira para comprar verduras, frutas e legumes, de preferência orgânicos. Ok, nunca fiz isso. Mas está aí, um dia criarei juízo e irei fazer e serei uma pessoa saudável. Só de ter escrito isso é um avanço para minha pessoa.

- Olhar os grupos no Facebook. Sim, eles tem dicas legais, reportagens e vídeos interessantes. Mas só faça isso bem pouquinho e só quando der mesmo. Há coisas mais importantes, em minha opinião.

- Olhar sites de compras. Eu nunca fiz, mas muita gente disse que vale a pena.

- Olhar dicas de passeios. Há muita coisa legal que acontece em nossa cidade e nem ficamos sabendo porque não pesquisamos. Eu gosto de olhar no site do Correioweb e CCBB toda semana.

- Olhar o site do seu órgao de trabalho. É importante acompanhar o que está acontecendo lá. Perdemos iniciativas e programas bons por não fazer isso (eu já perdi vários).

Enfim, essa é a minha listinha. Mas você pode acrescentar (se fizer isso, me conta, assim eu também faço e deixo a minha lista mais completa), tirar, mas acho legal tê-la sempre por perto, pois a correria nos faz esquecer tudo.

A todos os meus amigos, obrigada por, mesmo sem saber, terem me ajudado a fazer minha lista! Vocês são demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário