sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Da série Aprendiz de Dona de Casa... Fazendo compras!



De todas as coisas que eu tive que aprender após casar, a parte de comida é a que mais apanho até hoje, tanto na parte de fazer (estou quase engatinhando aqui), quanto na de comprar.

Quando morava com meus pais, não fazíamos compras, pois meu pai tinha uma padaria e pegávamos tudo lá a medida da necessidade. Então, a culpa nem foi tão minha para dizer que o interesse não foi meu, foram as circunstâncias hehehe.

Ok, sei que essa não colou. :-(

Agora que casei, meu marido que faz as compras. Primeiro, porque só posso ir ao supermercado quando ele está lotado e ele pode ir em horários melhores graças a sua escala. Segundo, porque ele tem bemmmmm mais paciência do que eu. Não aguento ir lá, muita fila, sem estacionamento, tudo apertado, o povo deixa o carrinho atravessado e eu saio batendo e derrubando tudo, é uma tragédia. Terceiro, porque ele já sabe o que é bom, a quantidade certa, o que está caro, ou seja, ele é perfeito para esta tarefa!

A consequência disso é que tenho uma dificuldade enorme em guardar o preço das coisas. E o nome delas. Afinal, fazer compras não é um hábito.


Então, um dia estava na casa da minha mãe e minha irmã queria salsinha e cebolinha para a comida. Ela pediu para eu ir ao verdurão e eu fiquei tipo: eita! Não sei o que são essas coisas. Assim, sei que elas são verdinhas (ponto para mim) e tudo mais, mas não sei qual é qual.

Enfim, eu fui com a cara e a coragem e a cara de pau e a conversa foi meio assim:

- Oi moço, eu queria salsinha e cebolinha.
- Ah, pois não, estão lá atrás.
- Então... É que, assim, apesar de eu já ter muitos anos, eu não sei o que é...

Ele desatou a rir e foi lá me mostrar. Abre parêntese: (demorei um tempo para diferenciar qual era qual, mesmo após esse episódio. Nem vamos comentar sobre manjericão, hortelã e outros verdinhos. Meu cérebro entra em colapso. Fecha parêntese).

Aí ele começou a me contar uma história:

- Fica preocupada não, moça. Sempre vem aqui um menino (menino, assim, não é criança não, é da sua idade) e pega a verdura e vai pagar. Aí eu pergunto: tem certeza que é isso que você quer? Aí ele responde: é sim, minha mãe pediu para eu comprar mandioca. Aí eu respondo: moço, isso é cará.

Segue-se uma longa gargalhada...

Dele, porque eu não achei a menor graça. Gente, que isso! Eles são iguais! Inhame, cará, mandioca, batata doce, como não errar? Poxa vida...

Enfim, mas agora de férias, resolvi dar uma folguinha ao maridão, afinal ele está trabalhando e eu preciso decorar os preços e aprender o que é o que.

Aí fico olhando os nomes, tentando memorizar, vejo uma e digo: é essa, e erro, mas a vida segue. Já aprendi que:

- Banana nanica é ruim e a melhor é a prata. A primeira é mais amarelinha (e sim, já tivemos que comer várias nanicas porque me enganei da última vez, pois, lógico, além de errar o tipo da banana, errei também sua quantidade).

- O tomate está extremamente caro (aliás, tudo está) e deixou uma senhorinha perto de mim bem nervosa ao olhar seu preço, dizendo que ele deveria ter caroços de ouro. Eu ri hahahaha, foi engraçada a cena.

- Nem sabia que existiam tipos de laranja, mas agora sei (laranja pêra, laranja Bahia, só sei esses. Não sei a diferença hehehe).

- Há dias certos para comprar verdura e carne, nos quais há mais variedade e promoções.

- Boa parte do orçamento vai para o supermercado, mesmo que só tenham duas pessoas na casa.


Enfim, está sendo divertido. Mas confesso que ainda prefiro quando meu esposo faz as compras e eu só ajudo a guardar hehehehe.


Boa semana e boa compras!

PS: Posso não saber o preço das verduras, mas me pergunta de chocolate que eu sei, rá! Sei quando está caro, sei quais são os melhores, em qual supermercado  a Nutella é mais barata.. Tá pensando, sou igual a meus alunos: só aprendo o que é do meu interesse... Aí flui que é uma beleza, rapidão...

7 comentários:


  1. Como gosto e me identifico com seus textos!

    ResponderExcluir
  2. Oie =]
    Menina é complicado mesmo, mas nada que algumas horas passeando no mercado não ajude.
    Eu sou absurdamente irritável com supermercados, quando preciso muiitttooo vou nos grandes, opto mais pela superadega, makro, atacadão etc...esses mercados que você compra por quantidade opu seja, você vai 1 vez a cada 3 meses.
    As coisas menores, tipo verduras, carnes etc, eu pago mais barato indo no SEASA mas ele só abre no sábado, vale MUITO a pena e é uma ótima forma de aprender os nomes in loco.
    80% das vezes, opto pelo pão de açúcar,é mais caro, porém, é tranquilo, toca uma musica leve ambiente, todo mundo te atende bem, tem uns produtos especiais, e sempre rola promoção final de semana.
    Vamos para passear rs o Rafa reclamava, dava pit, mas hj ele aprendeu a ter mais paciência e até aproveitar.
    Então, já que você ainda não curte tanto assim supermercado, vá nos que são mais vazios, mesmo que seja caro, acho não tem preço que pague a tranquilidade, só não faça compra de mês, tá?
    Ah caso queria ler um pouco sobre as verduras, tem o blog da nossa fazenda, semrpe postamos dicas de verduras e legumes.
    www.fazendaestrela.blogspot.com.br
    Bjinho, Alê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo, é CEASA e não SEASA rs, escrevi errado

      Excluir
    2. Alessandra, muito obrigada pelas dicas preciosas! Agora que não tenho mais aula aos sábados, quero começar a frequentar o Ceasa! Beijão!!!

      Excluir
  3. Muito bom o texto!
    Tem uns app de comprar que tem voto do alimento ajuda muito :D

    ResponderExcluir