sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Perdão...


Eu estou fazendo um curso muito legal chamado Mulher Única, da Universidade da Família.

Em uma das lições, falamos sobre a importância do perdão. Lá dizia algo que não é novidade: devemos perdoar, pois, além de ser um mandamento bíblico, só faz mal para a gente quando não o fazemos.

O engraçado é que, no final, fizemos uma reflexão: será que temos que “liberar” perdão para alguém que nos magoou?

Na hora, pensei no pai de minha mãe, que, devido a uma longa história, sempre me fez sentir um profundo rancor por suas atitudes (e olha que, diretamente, nunca foram contra mim).

Mas, quando cheguei a minha casa, fiquei com essa pergunta martelando na cabeça. E cheguei à conclusão terrível que eu guardava mágoa e rancor de tanta gente! Por coisas bobas, ou sérias, mas que sim, me deixaram marcas ruins e me davam vontade de fazer careta ao me lembrar da pessoa (ou coisas mais feias que a gente só pensa, e não vale a pena falar ou escrever hehehe).

E isso é uma coisa tão boba, porque a Bíblia é tão clara sobre essa questão do perdão. Como não perdoar alguém, se Deus perdoou tantas ofensas contra Ele, bem piores do que as que fizeram contra nós?

Quantos versículos há na Palavra de Deus sobre isso? Perdoar 70 vezes 7 (que não é uma multiplicação, mas uma forma de dizer que devemos perdoar infinitamente). Há também aquela parábola que me marca profundamente do servo cuja dívida impossível de pagar foi perdoada, mas que não perdoou a pequena dívida de seu conservo (você a encontra em Mateus 18: 23-35), a qual é uma analogia entre o perdão de Deus a nós e o nosso perdão aos nossos irmãos. Como não perdoar, sabendo o que Deus fez por nós?

Mesmo tendo consciência de tudo isso, ainda fiquei com aquele coração duro e pesado. Fala sério, né?

Aí me lembrei de meus alunos. Fiquei meditando naquele versículo: “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.” Marcos 10:15

Não acredito que as crianças sejam puras ou inocentes. Elas são pecadoras e, tal como nós, precisam desesperadamente da salvação em Cristo Jesus. Logo, não acredito que este versículo quer dizer que devemos ser “puras” como elas, pois elas não o são.

Há algumas explicações sobre, então, o porquê de Jesus ter falado isso. Uma delas é a questão da dependência não fingida com relação aos seus pais e sua fé neles.

Não sou teóloga, mas gostaria de acrescentar algo nessa interpretação, sem querer ser ousada. Mas arrisco dizer que uma outra explicação seja exatamente o fato de eles perdoarem com tanta facilidade.

Muitas vezes me vejo brigando com meus alunos, chateada, com raiva. E logo depois eles estão me abraçando, felizes, como se nada tivesse acontecido. Às vezes nem pedi perdão por ter falado algo que não devia, mas eles, de coração, já me perdoaram.

Ou então os vejo brigando entre si, por motivos bobos até (afinal, são crianças, né?), e ficam sem se falar e mostrando a língua um pro outro. Mas, poucos minutos depois, estão brincando juntos e nem se lembram mais do motivo da briga.

Nossa, acho isso lindo! Como eu preciso aplicar em minha vida...

Deus te me incomodado muito neste sentido. Nunca pensei que tinha dificuldades nessa área, mas o fato é que preciso ser tratada sim. Seja no meu ego, na minha hipersensibilidade, no meu coração mesmo...

Mas também ajuda ver que meus amigos, colegas de igreja, família, eles não são perfeitos. Oh, que novidade... Mas, se eu me lembrar disso, vou ser menos “armada” na hora de sentir raiva contra o que eles fazem. Eu também erro. E muito. Somos pecadores. Precisamos de Deus.

Se a gente se lembra disso, vemos que dá pra dar um “desconto” em muita coisa e assim ter uma melhor convivência. Claro que tem coisas que são mais sérias e precisam de intervenções mais sérias, conversas etc. Mas, no geral, pelo menos no meu caso, são coisas mais simples que só carecem de coração aberto e perdão.

Nada do que eu escrevi é novidade. Mas mesmo coisas que já estamos cansados de saber são boas para relembrar. Eu precisei. Se você não precisa, que bom! Ore por mim, pois preciso de ajuda nisso.

Que sejamos, então, como as crianças: hábeis para perdoar ou lembrar sem rancor. Deus abençoe seu dia!

2 comentários:

  1. Fico muito feliz em ver seu crescimento e transformação. E como sempre falamos tudo é decisão. Decidir amar, decidir cuidar, decidir perdoar.... assim nossos fardos vão ficar bem mais leves. Que Deus abençoe, restaure e cuide sempre de vc e dos seus. Bjos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iara! As ajudas de você, Izabel e as meninas têm sido fundamental. Super beijo!

      Excluir