sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A arte de contar histórias

Ontem foi um dia muito feliz: finalizei o curso "A arte de contar histórias", oferecido pela Secretaria de Educação do DF, ministrado pela Oficina Pedagógica da Regional do Guará. Sem dúvida, o melhor curso que já fiz na minha vida.

Nunca pensei que um curso tão longo (180 horas), o qual durou o ano inteiro, seria motivo de tanta alegria para mim. Foi puxado, cansativo, mas extremamente prazeroso. Eu, que não tenho a menor habilidade em trabalhos manuais, tive que aprender a fazer coisas inimagináveis para minha pessoa: baú de caixa de papelão, avental de contar história, palquinho... Todo dia era uma produção diferente, uma mais criativa do que a outra. Aprendi até a costurar!

E o encerramento não poderia ser de outra forma. Fizemos um amigo-livro, só que a revelação seria diferente. Cada um tirou dois papéis, um escrito "Eu sou..." e o outro "Eu tirei...". Todos seriam personagens de histórias infantis por um dia.

Só que a graça ia além: não sabíamos quem era quem. Por exemplo, meus papéis eram: "Eu sou uma bruxa" e "Eu tirei a vovó", mas eu não sabia quem era a vovó, e quem tirou a bruxa não sabia que eu era a tal bruxa. No dia da revelação, cada um deveria ir caracterizado de acordo com seu personagem. Então, só descobri meu amigo-secreto ontem.

Achei uma ideia fantástica, que torna o amigo-secreto mais divertido e lúdico, tudo a ver com esse curso maravilhoso. E, na hora de revelar, deveríamos ler uma carta, preparada com antecedência, como se fosse do seu personagem para o personagem que você tirou. A minha ficou assim:

QUERIDA VOVÓ:

ESTOU ESCREVENDO ESTA CARTA, POIS FIQUEI SABENDO DO ABSURDO E DA AUDÁCIA DO QUE O LOBO FEZ COM A SENHORA.

NÓS, DA CBL (CONVENÇÃO DE BRUXAS E LOBOS), ESTAMOS PROFUNDAMENTE CHATEADOS.

ELE VIOLOU CLARAMENTE O ARTIGO 13, PARÁGRAFO 1, INCISO 3, ALÍNEA B, DE NOSSA CONSTITUIÇÃO, O QUAL DIZ:

- É PROIBIDO PARA QUALQUER BRUXA E LOBO FAZER MALDADE OU FEITIÇO CONTRA VELHINHAS (SIMPÁTICAS OU NÃO), COMO TAMBÉM CONTRA CRIANÇAS. 

ADENDO: O MESMO NÃO SERÁ PROIBIDO CONTRA PRINCESAS BONITAS, BOBAS E DE NARIZES PERFEITOS E PORQUINHOS PREGUIÇOSOS, POIS ELES ATRAPALHAM NOSSO SERVIÇO.

ELE CLARAMENTE DESCUMPRIU A REGRA, NÃO SÓ UMA, MAS DUAS VEZES, POIS TAMBÉM ENGANOU SUA POBRE NETINHA (PELA QUAL SINTO MUITO APREÇO, AFINAL, NÃO É NENHUMA PRINCESA).

QUERO QUE A SENHORA SAIBA QUE O CONSELHO DA CBL JÁ DELIBEROU SOBRE O CASO E A DEVIDA PUNIÇÃO FOI APLICADA: ELE SERÁ DETIDO NO ESPELHO MÁGICO POR TEMPO INDETERMINADO, SEUS PODERES FORAM CONFISCADOS E ELE NÃO PODERÁ SE CANDIDATAR A VILÃO POR PELO MENOS 15 HISTÓRIAS INFANTIS.

NÃO SEI O QUE DEU NA CABEÇA DELE. ELE SABE MUITO BEM DAS REGRAS. NÃO GOSTAMOS QUANDO AS COISAS FOGEM AO NOSSO CONTROLE. AINDA MAIS QUANDO É NECESSÁRIA A ATUAÇÃO DE UM HUMANO PARA QUE O FINAL NÃO SEJA TRÁGICO.

PARA QUE A SENHORA SAIBA QUE NÓS MUITO A ESTIMAMOS, CHAMAMOS O CAÇADOR PARA UMA CONVERSA DE AGRADECIMENTO. OFERECEMOS TAMBÉM A ELE, GRATUITAMENTE, O TREINO COM NOSSOS MELHORES MALFEITORES, POIS, COMO A SENHORA SABE, NOSSO TREINAMENTO É O MAIS VIL E ARDILOSO QUE EXISTE. ELE FICOU TÃO BOM QUE ATÉ O CHAMARAM PARA TRABALHAR EM HOLLYWOOD!

MAIS UMA VEZ, DESCULPAS. SEI QUE NÃO TEMOS COMO REPARAR OS DANOS PSICOLÓGICOS. MAS, DE QUALQUER FORMA, ESTOU ENVIANDO UM CUPOM COM O QUAL PODERÁ FAZER A RETIRADA DE UMA VASSOURA VOADORA DE ÚLTIMA GERAÇÃO, ALÉM DE UMA VARINHA MÁGICA PARALISANTE (CASO ALGUM OUTRO LOBO RESOLVA AGIR FORA DA LEI). ASSIM, A SENHORA NÃO ESTARÁ MAIS DESPROTEGIDA.

OBRIGADA PELA ATENÇÃO,

DEUÍTE
(ADVOGADA-CHEFE DA CBL E COORDENADORA REGIONAL DAS VILÃS)

PS: E DEPOIS DIZEM QUE AS BRUXAS SÃO MÁS... SABE DE NADA, INOCENTE. A ÚNICA COISA FEIA QUE TEMOS É O NARIZ. NOSSO CORAÇÃO É MARAVILHOSO.

Ao concluir este curso, vejo que sou uma privilegiada. Sim, a Secretaria de Educação tem muitos problemas e sou muito crítica em relação a todos eles. Mas devemos reconhecer o que é bom. Este curso foi ministrado por professoras extremamente capacitadas e dedicadas, que nos ajudavam em todas as dificuldades e nos incentivavam a levar um planejamento diferente para nossas crianças. A elas, minha eterna gratidão e apreço. Iara, Lícia, Márcia e Rose, saibam que eu sou fãs de vocês!

Sei que ainda tenho muito que melhorar, mas posso afirmar que, comparando meu planejamento deste ano com o do ano passado, vejo que dei um salto e tudo graças a este curso fantástico. 

Fico feliz de ele ter acabado e ver quantos recursos para contar histórias tenho agora (que, por incrível que pareça, foram feitos por mim, com a ajuda de minhas queridas professoras), os quais me ajudarão no processo de encantamento de meus alunos pelo mundo da leitura.

Deus é bom e este foi um dos presentes mais maravilhosos que recebi em 2016! A Ele toda honra e glória, sempre!




2 comentários:

  1. Lívia querida,
    Realmente vc é uma professora muito abençoadinha!
    Um talento incrível para escrever, comprometida com os outros e com a educação, caprichosa até dizer chega e ainda conta histórias de uma forma encantadora.
    Tenho muito orgulho em ter conhecido vc. Sorte, muita sorte dos alunos que a tiverem como professora.
    Vamos juntas acreditando na mudança do mundo pela educação!
    Vc é admirável!
    Um grande beijo!
    Lícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Lícia, me emocionei com suas palavras. Eu que agradeço o carinho e paciência comigo. Você não existe! Uma professora incrível, doce e extremamente agradável! Super beijo!

      Excluir