sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Príncipes e princesas

Na minha escola, os coordenadores tiveram a ideia de um projeto baseado na história “O pequeno príncipe”. Ela é bem complexa, em minha opinião, mas eles queriam focar em valores (os quais estão faltando de montão na educação de vários alunos de lá).

Eles elaboraram algumas atividades. Em uma delas, era perguntado às crianças quais eram possíveis atitudes de príncipes e princesas.

Mas o que era para ser apenas uma atividade em folha se tornou uma ótima oportunidade de discutir algo de extrema relevância (e que tem me preocupado muito).

Nossa, o que tem acontecido com os homens de hoje? Gente, acabou a gentileza! Quantas vezes eu estou andando de um lado, o homem vem do mesmo lado e quem tem que trocar de posição sou eu! Ou estou dirigindo e peço passagem, o cara vê que eu sou mulher e acelera de propósito! Cadê a gentileza? Cadê os homens que esperam as mulheres entrarem e vão por último? Que abrem a porta do carro? Que carregam as malas? Que são cavalheiros?

Olha, percebo em meus alunos como estas coisas se perderam. Eles não estão nem aí para as meninas! Na hora de pegar o ônibus para casa (eles todos vão e voltam de Escolar do prédio onde fica a escola, é uma longa história...), eles saem correndo para chegar primeiro, se desse para puxá-las pelos cabelos e jogá-las no chão para isso, eles fariam! Que coisa horrorosa!

E as mulheres? Cadê aquelas princesas, que usam roupas decentes, não falam palavrões e não dão dedo, vivem a idade certa na hora certa, não se comportam como insanas fazendo qualquer coisa para conseguir um homem que não lhes dá valor algum?

Tivemos uma longa conversa sobre isso. Falei para os meninos que eles deveriam cuidar das meninas, sendo os últimos em tudo para ver se elas estão bem, se subiram direitinho no ônibus ou não caíram na escada. Se eles estão na fila para me mostrar o dever, não devem sair correndo, empurrá-las ou passar em sua frente para virem antes. Devem ceder o lugar, porque isso é gentileza. Não devem “brincar” de bater nelas, pois isso não é brincadeira.

Com as meninas, falei que elas tinham que se vestir decentemente, não mostrando o que não pode ser visto. Devem tomar cuidado com a forma como dançam, com o que falam... Na idade para namorar, disse que, em minha opinião, obviamente, uma princesa dá sinais de que gosta, mas não se joga em cima do rapaz e toma as atitudes.

Lógico que muito disso vale para os dois lados. Elas também não podem bater neles, eles também não podem falar palavrões e dar dedo.

Eu sei que muitas vezes eles não têm um exemplo em casa, não têm em quem se espelhar. Eles mesmo me relataram isso, dizendo que seus pais batem em suas mães, gritam, xingam, estão presos pelos mais variados motivos. E eu sei disso... Sei que muitas mães já tiveram vários relacionamentos, se vestem de forma inadequada e se comportam pior ainda...

É triste, mas eu disse a meus alunos: mirem-se em quem vale a pena então. Não é porque o pai ou a mãe erra que eles têm que seguir esse caminho. Eles podem agir diferente e devem!

Vocês, homens e mulheres que estão lendo, por favor! Vamos agir mais como príncipes e princesas do Senhor! Ensinem seus filhos a agir como tal! Nosso mundo está se perdendo, mas nós podemos fazer nossa parte! Nós podemos agir assim, ser o exemplo para nossos descendentes e quem está ao redor!

Tenho tentado reiterar, sempre que possível, essas “atitudes da realeza”. Não é fácil, é um trabalho de formiguinha, mas não podemos desistir!

Deus nos abençoe nessa tarefa, seja como professor, pai, mãe, ou como cristão-cristã. Que sejamos o padrão que o mundo precisa, sempre tendo como guia o Espírito Santo, pois, por nossas próprias forças, não tem jeito...

PS 1: Meu querido esposo, esse recado é para você: no meio de um mundo em que os homens de verdade estão escassos, eu casei com um grande servo do Senhor. Você é um Príncipe com P maiúsculo e sei que faz diferença na sua geração. Te amo!

PS 2: Uma colega de minha igreja nos indicou essa pregação, que por sinal é excelente e vem ao encontro do exposto acima, em especial para mães de meninOs. Não deixem de ver, o pastor Jader é uma bênção.

Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=0PaTmObZxNo. Ela se chama: A vulnerabilidade dos meninos em tempos pós-modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário