sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015

Na semana passada, eu e minha amiga Larissa fomos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. O tema era: Luz, Ciência e Vida.


Eu amei o slogan:


Como eu sou, eu fui! E aprendi coisas incríveis!

Fomos em um domo que contava a evolução da luz:

- O princípio: a descoberta do fogo e como isso deu aos humanos uma vida diferente dos animais, pois possibilitou luz na noite e fazer imagens na caverna;

- Aí ela foi evoluindo, passando pelas velas, até chegar em Thomas Edison, com suas mil tentativas (literalmente) até chegar à lâmpada...

- Até os dias de hoje com as novas tecnologias (laser e led) que podem descobrir e curar doenças.

Depois, passamos pelo stand dos peritos da Policia Federal, em que aprendemos sobre a luz forense, que descobrem marcas invisíveis a olho nu e que ajudam na investigação...

Aí fomos em um stand de estudantes bem novinhos da Universidade de Brasília (UnB) que fazem biodiesel a partir de óleo de cozinha usado... E assim temos uma nova fonte de energia renovável e que não vem do petróleo. Não é demais?

Vimos um menininho super fofo explicando como se forma o arco-íris e em quais cores a luz branca é dividida. Deu vontade de apertar e levar para ser meu aluno hehehe.

E, por último, passamos em um outro domo, um planetário móvel. Tinha um estudante de doutorado muito engraçado. Ele deu vários dados super legais, do tipo: a Terra cabe 109 vezes no Sol; há luzes de algumas galáxias que chegaram aqui, mas saíram de lá há mais de 2 milhões de anos-luz; os anéis de Saturno são mais fáceis de visualizar, mas ele não é o único planeta que tem anéis. Júpiter e algun outros planetas também têm!!!!

Aprendi e refleti muito:

1) Tudo é muito interessante, mas que pena que muitas dessas pessoas incríveis e cheias de ideias excelentes não ficarão aqui, porque o Brasil não as valoriza e não dá oportunidades que merecem...

2) Essa foi uma conclusão do doutorando do planetário, mas eu concordo completamente: nós não somos nada e temos que ser mais humildes. Se a Terra que é a Terra não é nada perto do Sol, que já não é nada comparado a outras estrelas muitos maiores do que ele, quem és tu? Quem somos nós? Nada... e temos que reconhecer isso.

3) Sabe... Aquelas ideias que eu vi são geniais, revolucionárias, criativas... E todos nós conhecemos gente que é tão inteligente que dá vontade de babar e despertam nossa admiração... Uau, fiquei encantada! Mas aí eu pensei: é, eles são demais. Falam bem, pesquisam, vão atrás, entendem o assunto a fundo... Mas imagina Deus, o dono da inteligência e quem deu uma pequenina porção dela a eles?

Gente, se esse povo é tão inteligente assim, imagina Deus, que tem todo o conhecimento! Não conseguimos nem mensurar a sabedoria de Deus, que criou tudo! Uau! Misericórdia, é inteligência demais da conta! Só tenho a dizer: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” e “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!” Salmo 139: 6 e 17. E também: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!” Romanos 11:33a

4) Ao ver onde a luz nos trouxe... Saímos do fogo e chegamos ao Led! Poxa, a luz mudou nossa vida!

Mas sabe quem transforma a nossa vida? Sabe quem é o dono desse universo todinho, imenso e cheio de coisas a serem descobertas? Deus! E o Filho dEle, nosso Salvador, é a verdadeira luz:

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. João 8:12

O Led, laser, lâmpada, fogo, a luz, tudo é importante. Mas nada é tão essencial quanto Jesus, a luz do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário