sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Discurso de formatura

Olá gente! Ontem eu comemorei 5 anos de formada! Uhuuuu Nem acredito!

Bom, como no dia iriam se formar gente de tudo que era semestre, ficou difícil escolher um orador. Fizeram um sorteio e eu fui a contemplada! Fiquei super feliz e resolvi colocar abaixo o que eu li naquele 12 de novembro de 2010. Quando eu leio, eu relembro o compromisso que fiz e isso me dá mais gás! Um beijo e vamos lá!
                                                                           

 Queridos formandos, meus colegas de profissão, pedagogos e pedagogas, boa noite!

Primeiramente, meus parabéns! A vocês e seus familiares aqui presentes. Honrem esse diploma e o grau que vos foi outorgado, pois ele é fruto de um esforço seu, nosso. Logo, temos de dar o devido valor, certo?

Bom, pensei em começar esse discurso falando das tardes incríveis que passamos na UnB, em como foi divertido fazer trabalhos com vocês, e tudo mais. Mas a maioria de nós não é do mesmo semestre. Alguns são do sétimo, oitavo, nono e, aliás, em qual semestre estamos mesmo? Enfim, o fato é que nos conhecemos pouco. Infelizmente, não temos um passado em comum.

Mas, se for falar do que temos em comum, há algo que temos sim, mesmo sendo tantos e cada um com sua história: nossa área profissional, nosso futuro, A EDUCAÇÃO. Não sei em que área vocês irão, se para trabalhar com crianças, adultos, em hospitais ou empresas, mas quero deixar lembretes válidos pata todos os campos.

Número 1) Sempre agradeçam a família, da qual fazem parte parentes, amigos, educandos. Sem eles, nossa base, nada disso seria possível. Por falar nisso: Pais, mães, irmãs, irmãos, amigos, educandos, vocês nos ajudaram a chegar aqui e nos ajudarão adiante. Muito obrigada! Vocês são o melhor de Deus para nossas vidas!

Número 2) Em nossa profissão, nunca desistam! É difícil? Sim. Mas nós temos de acreditar. Você pode não ver os frutos, mas eles virão. Helen Keller, aos olhos dos outros, era apenas uma criança surda e cega. Como ela poderia aprender? Mas sua professora acreditou e ela chegou onde ninguém achava que ela iria, se formando, aprendendo línguas, entre outras vitórias. Mesmo que ninguém mais o faça, acredite!

Número 3) “Todos os vosso atos sejam feitos com amor” 1 Coríntios 10:14. Logo, dê sempre o seu melhor! Não se acomode, não se paute pelo desânimo e cansaço de outros. Mire-se nos entusiasmados (ainda que sejam poucos). Você pode fazer a diferença e vai fazer!

Número 4) Cada ser humano é único! Extraia o melhor dele, descubra suas potencialidades. Essa é a beleza de nosso curso: descobrir a riqueza de cada um e isso é um privilégio. Dê-se a oportunidade de conhecer a fundo seu educando, seu colega de trabalho, nunca menospreze ninguém. Essa pessoa foi colocada em sua vida por uma razão.

Número 5) Valorize seu potencial. Helen Keller disse, em uma de suas célebres frases, que “Quando sonhar em ser algo diferente, pense que sonhar com aquilo que gostaria de ser é desperdiçar aquilo que você é”. Confie sempre em você! E lembre-se: “Tudo posso naquele que me fortalece” Filipenses 4:13.

Número 6) Nossa família veio conosco até aqui. Nos acompanharam, viram o que passamos. Mas só nós sabemos realmente o que passamos, o que nos custou para chegar até aqui! Noites sem dormir, monografia, trabalhos e mais trabalhos, monografia, resumos e resenhas e, antes que eu me esqueça, monografia! Logo, faça essa noite e seu futuro valer a pena. Façam valer a pena!

Amigos, não tive o prazer de conhecê-los antes, mas desejo o melhor de Deus para vocês!
    
 Muitos aqui se viram pela primeira vez hoje, mas, se estamos aqui, juntos, é porque é propósito de Deus.

Valorizem a educação. Não tratem a Pedagogia como uma escolha dentre qualquer coisa. Trate a Pedagogia com o valor que ela merece. Se vocês não fizerem isso, quem fará? A educação nos levará a lugares incríveis, situações inusitadas, as quais não teríamos em outras profissões. Precisamos desfrutá-las ao máximo!

Mais uma vez: Parabéns! Que muitas vitórias venham! E claro: “Quem ensina, esmere-se no fazê-lo” Romanos 12:7. Marquem o mundo com sua presença!

Muito obrigada! Um grande abraço!

E arrasemmmmmmmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário