sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Será?

Esses dias, fui com minha irmã a uma reunião pedagógica na escola de meu sobrinho. É uma escola particular e me fez lembrar de quando trabalhei em uma. Foi um tempo de ralação, mas muito aprendizado.

Fiquei pensando nisso, em especial nas coisas de que mais sentia falta. Veja bem: deixo bem claro que não é que elas não existam nas escolas públicas em que trabalhei. Mas sei que essas coisas acontecem em quase 100% das particulares. E outra: ainda assim, eu prefiro trabalhar na rede pública. Sinto saudades do que escrevi abaixo, mas sei que as vantagens são maiores onde estou.

Mas vamos a lista do que sinto falta da época de escola privada:

1) Gostava muito da empolgação das pessoas. Se elas reclamavam, era pouco. Todos se empenhavam, davam seu melhor, mesmo porque somos muito cobrados também. Temos que tratar os pais e as crianças muito bem, mesmo que por dentro estejamos desmoronando. Todos contribuíam, estudavam, davam seu melhor. Trabalhávamos muito, mas como era boa aquela sensação de missão cumprida ao final de cada bimestre.

2) Outra coisa boa era que víamos um progresso certo na turma como um todo. Eles chegam bem dependentes, ainda sem alguns conhecimentos... Mas aprendem tanto ao longo do ano, têm os pré-requisitos e evoluem muito! É nítido, mesmo com os mais fracos, há crescimento.

3) Reconhecimento. Os pais realmente cobram muito, são enjoados com certas coisas... Mas eles reconhecem nosso trabalho e valorizam mesmo.

Fiquei olhando a professora, ouvindo os muitos projetos (cozinha experimental, leitura, hortinha)... Nossa, aquela ali tinha serviço! Como deveria trabalhar! Que exemplo! Quanta experiência! Quantas histórias não passaram por ela!

Dias depois, fui a uma outra reunião, desta vez na igreja. Não me lembro bem o porquê, surgiu o assunto de ser servidor público e sua fama de trabalhar pouco... Eu imediatamente cortei e disse: Oxi, eu não me enquadro nessa não. Trabalho e muito!

Mas um colega da igreja me disse:

- Não senhora. Te garanto que se você fosse de rede particular, você trabalharia mais e melhor.

Fiquei calada. Na hora veio a minha mente a professora do meu sobrinho. E uma série de perguntas...

Será que meu colega está certo?

Será que quando eu estava na escola particular eu era assim? Trabalhava mais?  Dava “meu melhor” de uma maneira melhor?

Será que eu dou meu melhor no meu trabalho? Ou me acomodei na “estabilidade” pós estágio probatório?  Será que meu ambiente de trabalho não seria melhor se eu parasse de reclamar, fosse mais empolgada, fizesse mais projetos em vez de só reclamar que não temos recursos?

Será que sigo a risca o versículo “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Colossenses 3:23)? Será que trabalho como se meu chefe fosse Deus (como Ele o é, na verdade) ?

Será que tratava melhor os pais na escola particular? Será que tratava melhor meus alunos de lá?

Sinto saudades dessas coisas na escola particular, mas tento alcançá-las na rede pública? Tento fazer minha parte com afinco?

Estou pensativa ainda... Temo que há alguns “nãos” como resposta, no lugar onde deveriam estar alguns “sim” e vice-versa...

Mas que bom que isso aconteceu antes do ano letivo começar! Deus é bom e permite que um simples comentário, aliado a uma simples visita, promova uma enxurrada de reflexões na gente.

Será que elas irão promover mudanças? Eu espero que sim!

A Deus toda honra e glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário