sexta-feira, 10 de junho de 2016

Quantas vezes?

Eu estou fazendo um curso muito legal neste ano (os cursos que a Secretaria de Educação fornecem são ótimos!). Ele é bem puxado, cheio de trabalhos, mas eu amo!

O mais legal de fazer cursos é a oportunidade de voltar a ser aluna, pois aprendemos a ser uma professora melhor.

Um dia, fizemos em sala um livreto e as professoras pediram para escrevermos um conto de fadas conhecido, mas mudando algo da história.

Saí de lá meeeegaaaa empolgada! Fiquei pensando a semana toda, qualquer segundinho que tinha na escola ficava imaginando como faria: no lanche deles, no meu intervalo, indo e voltando do trabalho. Quando a inspiração veio, fiz o rascunho e escrevi um montão de páginas.

No dia, fui igual criança satisfeita entregar meu livreto. A professora pegou, deu uma olhada e lida rápidas, me entregou e disse: “Legal. Pode ficar.”

Ok... :-( :-( :-(

Gente, fiquei tão chateada... Tão frustrada... Sei que é bobeira, mas poxa vida! Eu me esforcei tanto! Queria que pelo menos ela se dedicasse para ler, nem que fossem uns minutinhos.

Enfim, lembrei que sou adulta e tinha quer ser madura hehehe. Mas fiquei pensando... Será que sou assim com meus alunos?

Quantas vezes fiz isso? Quantas vezes recebi um desenho, não abri e nem falei nada? Não agradeci, não retribuí com um abraço ou sorriso?

Quantas vezes eles vieram me contar algo e eu cortei? Não parei para ouvir, para dar 100% de atenção? Quantas vezes deixei-os frustrados?

Quantas vezes pedi algo e não valorizei o esforço que tiveram? Quantas tarefas pedi e eles se dedicaram com afinco, e eu não tentei ver por trás, enxergar além para valorizar o que fizeram?
Quantas marcas ruins deixei neles por causa disso?

Se eu fiquei arrasada com a atitude da minha professora... Imagina as minhas crianças!

Fiquei triste ao perceber que fiz isso muitas vezes...

Quem trabalha com gente, tem que tomar cuidado com o que faz e, principalmente, com o que não faz.

Mas quem trabalha com gente pequena... A responsabilidade dobra.

Então, queridos educadores, que fique a lição pra gente. Não somos perfeitos, iremos errar, mas temos que aprender com nossos erros e erros de outros para nos aperfeiçoarmos. É nossa missão ajudar na formação de nossos estudantes. Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário