sexta-feira, 24 de junho de 2016

Vida!

Hoje  é um dia muito especial para minha pessoa: é meu aniversário! Porém, esse mês tão esperado por mim não começou legal. Muitos problemas no trabalho, crises “profissionais-existenciais”, cansaço, reclamações a mil... Tinha até pensado em comemorar com meus alunos, estava super empolgada planejando mentalmente a festinha, mas confesso que dei uma boa desanimada. Aliás, já tinha era desistido mesmo. Este ano está bem mais difícil do que o anterior.

Para “acabar de inteirar”, nessa semana recebemos uma notícia que nos deixou atordoados: um aluno de nossa escola foi assassinado próximo a sua casa. O caso teve bastante repercussão e foi  noticiado na mídia.

Como forma de tentar apoiar a família neste momento difícil, fechamos a escola e fomos ao enterro na segunda-feira. Que dia horrível, que tristeza. Não o conhecia (nem de vista), mas com certeza é algo que nos choca, ainda mais por ser tão perto de nós.

Na terça-feira, voltamos às atividades. E acho que foi bem aí que a ficha meio que “caiu”. Desci para receber meus alunos e dois vieram me abraçar com um sorriso:

- Oi, professora.

Na hora que recebi o abraço, parece que um pensamento veio de encontro a mim e me atingiu em cheio, um pensamento que me rondou durante o enterro, mas que agora tomava corpo e cor: E se fosse um dos meus alunos? 

Nossa, meio que comecei a flutuar a partir dali. Ouvi as crianças da escola toda se sentarem e ouvirem atentamente (coisa que nunca tinha visto antes) o que a diretora dizia, mas era como se minha cabeça também estivesse em outro lugar, pensativa...

- Eu vi o Maurício na festa junina sexta passada. Ele conversou comigo. Achava que eu o veria na segunda-feira. Mas não, ele não está mais aqui.

Com carinho, ela explicou a história de forma que eles entendessem... Cantamos uma música sobre paz, um poema sobre morte foi lido, fizemos um minuto de silêncio. Mas aquele pensamento teimava em me rondar: E se fosse um dos meus alunos? E se fosse um dos meus alunos? 

Fomos para a sala, minha cabeça já meio que voltando para o lugar. Conversei um pouco com eles... Reiterei o que a diretora havia dito. Alguns o conheciam, outros não. Mas todos já chegaram na escola sabendo do ocorrido.

Enquanto observava meus alunos, minhas crianças, confeccionando os cartazes para o mural da escola em homenagem ao Maurício, fiquei observando seus rostos, pensando no jeitinho de cada um, nas raivas que passei com eles, nas broncas que dei, em como já dava pra conhecer seus gostos e suas personalidades... E se fosse um dos meus alunos? 

Então, outro pensamento me atingiu em cheio: sim, eu tinha que celebrar meu aniversário. Não em minha homenagem, mas sim em homenagem à vida! Sim, essa vida tão preciosa que Deus nos dá! Tinha que fazer uma festinha... Para eles terem um escape em meio a essa tristeza... Para nós festejarmos mais um dia que estamos juntos... Celebrar o hoje que Deus nos deu... Agradecermos... Nos abraçarmos... Rirmos e tirarmos fotos... Comermos coxinha e um pedação de bolo... Cantarmos parabéns, pois temos vida e estamos juntos!

Não podia adiar... Ano que vem serão outros alunos. Não sei como estaremos amanhã. Alguém sairá da turma? Mudará de escola? Não estará mais entre nós? Não sei, então temos que comemorar enquanto podemos!

E se fosse uma das minhas crianças? E poderia ter sido. Ela deixaria uma vazio enorme na sala, muito mais do que uma simples mesa e cadeira vazias, um nome riscado no diário, um caderno incompleto... Já não seria mais nossa turma, e sim outra.

Em momentos como esse precisamos parar e refletir. Eu precisava refletir e repensar. E agradecer a Deus por mais um aniversário, mais um dia de vida. Não faz sentido deixar de comemorar. É neste dia que podemos juntar amigos que não vemos há muito tempo, reencontrá-los e receber abraços carinhosos. Agradecer por minha turma estar aqui, junta, e poder celebrar a minha e suas vidas.

Obrigada queridos alunos por dividirem este momento comigo! Obrigada amigos por celebrarem este dia comigo! Obrigada Deus por mais um dia de vida, mais um ano de vida, por ter vida e poder celebrá-la... Perdão por minhas reclamações e falta de gratidão... Mas obrigada por ser meu Deus e fazer com que minha vida tenha, então, sentido!

“Até aqui no ajudou o Senhor”. 1 Samuel 7:12

“Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso estamos alegres.” Salmo 126:3





3 comentários:

  1. Que lindo! Me emocionei! Força amiga, Deus está com vc nessa maravilhosa missão!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o que você escreveu, me emocionei. Parabéns!!!! Que Deus te abençoe com toda sorte de bençãos. Te capacite cada vez mais. Seus alunos são privilegiados em ter você como professora deles.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Lívia.... chorando igual uma cortadeira oficial de cebolas.
    Infelizmente foi um dos meus e o sentimento? Exatamente este... a brusca mudança na nossa rotina a qual ainda estamos nos ajustando. Alguns dos alunos sentindo mais que outros. E como sei? A cada dia é demonstrado em sua brusca mudanca de compotamento.
    Hoje a atividade foi calendário e deveriamos destacar datas importantes do ano, os aniversários com certeza. E como geralmente nã9o lembram nem o mês que fazem aniversario começaram buscar a informação no mural de aniversariantes e ler uns pros outros. O do Mauricio seria em outrubro assim como de outros 5 alunos e o nome dele ainda esta no mural. Meus alunos perguntaram o que fazer se ele nao vai mais fazer aniversario entao um sugeriu que colocassemos no nosso calendario o dia em que a escola parou para homenageá-lo.

    Você está certissima.
    Para pessoas maluquinha que fazem o que fazem por amor a morte de uma aluno não é fácil. Ainda mais da forma como foi interrompida à nossa convivência.


    Outro ponto que estamos trabalhando é exatamente dar importância a estes momentos especiais que temos ao lado de quem amamos... saber que sao especiais e que nao estao ali na escola somente pra preencherem lugares nas carteiras e sim para preencherem nossas vidas e transformarem o mundo ao redor deles.

    Celebrar a vida é e sempre sera mais que especial é um presente, uma bênção sem medidas.

    Feliz aniversario!

    Que Deus abençoe ricamente a sua vida e de todos aqueles que tiverem a honra de serem escolhidos por Deus para serem Deus alunos.

    ResponderExcluir