sexta-feira, 8 de julho de 2016

Um pedido!

Se tem uma coisa que eu peço a Deus todos os dias em relação a meus alunos é que eles aprendam a ler, escrever e gostem muito disso! É um dos meus sonhos! Poderia dar mil motivos, mas o maior é: em que profissão, hoje em dia, você não precisa desse pacote básico? É o maior poder que alguém pode ter. E poder ensinar esse poder é um privilégio.

Então, sempre tento desenvolver com eles um Projeto de Leitura, no qual eles escolhem livros  (de tamanho e linguagem em conformidade com a idade deles) e levam para casa toda sexta-feira para lerem e relerem em voz baixa, alta (para melhorar a fluência da leitura), sozinho, em família. Neste ano, o nome escolhido foi "Ler-arte" (sugestão de uma aluna).

Tento incentivar que eles leiam de verdade e procurem entender o que foi lido.

Mudando um pouco de assunto (mas volto já), esses dias uma colega mandou no grupo de “zapzap” da escola que Ana Maria Machado (famosa autora infanto-juvenil) estaria aqui em Brasília para uma noite de autógrafos (fazia parte de um projeto do CCBB- Centro Cultural Banco do Brasil).

Fiquei doida para ir! Peguei meu livrinho “Menina bonita do laço de fita” que estava na escola já meio capengando (por um excelente motivo: quando dava aula para o quarto ano, eles amavam o livro e ele era escolhido quase sempre para ser levado para casa) e dei uma remendada. Chamei meu marido (que sempre me apoia nessa “doideiras” de sair, mesmo que seja em uma quinta à noite para o fim do mundo no meio do frio, sendo que tinha que acordar cedo no dia seguinte) e fomos!

Gente, foi tão legal! É muito engraçado ver uma autora famosa, da qual você já leu algumas obras, bem ali na sua frente! Tirei foto, peguei autógrafo e fiquei pulando de alegria, já imaginando como ia contar isso para meus alunos!



No outro dia, li o livro com eles e conversamos bastante em rodinha sobre ler e sua importância, para ver se aqueles que ainda estão “no meio do caminho” dão um up e se interessam mais em aprender.

 Contei que a autora estava em Brasília e que ela tinha assinado meu livro, mostrei a letrinha dela para eles e nossa foto (até para eles entenderem que o autor é uma pessoa de verdade, que existe mesmo!).



E comecei a dizer:

- Gente, foi muito legal conhecê-la. Mas sabe por que foi legal? Porque eu tinha lido alguns livros dela e gostava muito! Meninos, ler é muito bom! Já pensou? Podem ser vocês amanhã, conhecendo o autor ou autora de um livro que vocês leram. Olha que emoção! Por isso é importante ler... Porque quem lê escreve bem, sabe conversar sobre vários assuntos. Sabia que alguns filmes que vocês amam foram baseados em livros? E sabia que quase sempre o livro é mais legal que o filme? Estão vendo, se vocês lerem, vão saber mais do que tem no filme ou vão saber o final antes do filme sair! Hoje, você leem livros menores... Mas depois vocês lerão livros bem maiores, com mais de 400 páginas.

(Pausa para o “Hannnnnnn, eita poxa!” deles hehehehe)

- Meninos, se tem algo que eu, como professora, quero é que vocês se interessem em ler. Porque isso vai fazer com que  vocês conheçam mais sobre o que quiserem, sobre assuntos que vocês gostam... Gostam de carrinho? Aí vão poder ler revista sobre isso. Gostam de moda? Poderão ler sobre isso. Mas até chegar lá tem que aprender a ler e gostar!

Sei que muitos nem vão lembrar desse meu sonho compartilhado... Alguns estavam até “batendo bafão” no chão enquanto eu falava e só paravam quando eu fazia cara feia (oh raiva! hehehe). Sei que não serão todos que conseguirei alfabetizar, já perdi várias batalhas...

Mas meu sonho vai continuar aí, esperando até que se realize, ainda que seja em outro ano com outra professora mais capacitada do que eu, mas, se tornando realidade, já serei eternamente grata a Deus.

Sei que a conversa pode não ter surgido efeito em todos, mas em alguns sei que vai... E então eis que poderão surgir Anas, Ruths, Elias, escritores queridos que fazem tantas crianças terem prazer na leitura, ou  Raíssas, Guilhermes, Carlos, que não serão escritores, mas leitores ávidos por conhecimento. E, se isso acontecer com alguns, já ficarei extremamente feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário