sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O PM

Esses dias, estava com minha irmã e fomos a uma livraria evangélica comprar um livro que ela daria de presente. Por um “milagre”, ela achou uma vaga (ou o que achávamos ser uma, afinal, estava demarcada), ela estacionou, permaneceu no carro e pediu para eu ir atrás do livro.

Assim que eu saí do carro, um PM veio até mim e perguntou, em minha visão, já de forma ríspida:

- A senhora á a proprietária daquele veículo preto?

- Náo, é da minha irmã.

Ele, de forma extremamente grosseira, gritou:

- Então, tire AGORA DALI!!! AQUILO NÃO É VAGA!!!!  ESSES CARROS ALI IRÃO PARA O DEPÓSITO! MEU DEUS DO CÉU!!!!! COMO É QUE PODE! ESTACIONAR NA CURVA! É BRINCADEIRA!!!

Façamos uma pausa...

Você já passou por uma situação dessa? Na qual a pessoa é tão estúpida com você, mas tão estúpida,  e você fica com tanta raiva, mas com tanta raiva, que sua reação é simplesmente ficar sem reação, atônita, parada, sem palavras? Foi o que aconteceu comigo.

Fim da pausa...

Depois de uns segundos sem acreditar naquela situação, eu respondi com ironia:

- Nossa, sim senhor. (E admito, pecadora que sou, "xingando-o" mentalmente.)

Avisei minha irmã e voltei. Virei para ele e disse, com aquele tom de raiva:

- Olha, o senhor nos desculpe. Não vimos que aquilo não era vaga, a gente achava que era.

E ele, mais uma vez de forma bem “amável”, #sóquenão, respondeu:

- MOTORISTA NÃO TEM QUE TER ACHISMO!!!!

Saí tremendo de raiva, balançando a cabeça, pensando mil coisas: como é que pode ele falar desse jeito comigo? É só porque eu sou mulher. Se fosse homem, ele não falaria assim. Que ódio! Custava pedir com educação? Por isso que um monte de gente fala mal de PM!

Cheguei à livraria “fumaçando”de raiva. Raiva, não. Era ódio mesmo. Pedi o livro e errei a senha do cartão. O moço da livraria perguntou:

- Você está bem?

- Olha, moço, estou não. Um PM acabou de ser mega estúpido comigo e eu estou com muitaaaaaaaaaaa raiva! É só porque eu sou mulher que ele falou assim comigo!

- Ô moça, fica assim não. Se fosse homem, às vezes ele falaria até pior.

- Afff. Tem que ter muito domínio próprio.

- Isso, exatamente. Ora por ele, pra Deus abençoar a vida dele. Aceita uma água?

Ô, como é bom ser exortada por gente crente! Não é que me acalmei? Não consegui orar na hora, mas de fato orei pelo PM depois. Umas coisas que só Deus para explicar, porque se dependesse de mim, eu mandaria o cara pastar.

Mas depois que a raiva passou, o que demorou umas horas e muita força de vontade para não deixar aquilo estragar meu dia (é, sou dessas que deixa um acontecido assim arruinar meu dia), fiquei refletindo:

1) Como nós seres humanos somos pecadores! Basta dar um pouco de autoridade que nos achamos os donos do pedaço, deuses. Somos ridículos mesmo.

2) Mas sabe, quantas vezes eu não agi assim? Como servidora pública, assim como aquele PM, minha função é exatamente essa: servir o público, dar o meu melhor para com as pessoas as quais estou servindo. Não importa se tenho muita autoridade, pouca, tenho que ser educada e fazer meu trabalho. Ficou a lição para mim para este e os meus futuros anos de serviço.

Mesmo porque, sabe aquela frase bonita que vemos no face? Que diz mais ou menos assim, não sei quem é o autor: “Todo mundo que a gente encontra na vida está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo. Sempre!” Não sabemos o que a pessoa está passando. Nossa gentileza irá fazer diferença na vida delas. Educação é sempre a melhor escolha.

3) Às vezes, ele estava em um dia péssimo e por isso agiu assim. O trabalho dele não é fácil, e nao estou sendo irônica. Não justifica, mas explica. Temos que ser mais complacentes com as pessoas. Claro que isso não as libera de agir como ele agiu, mas muitas vezes essas criaturas precisam de mais compreensão, cuidado e carinho. Não é fácil, mas... Cabe a reflexão.

4) De qualquer forma, segundo meu esposo, ele poderia ter simplesmente multado por termos parado em um local que não era vaga, mesmo que parecesse uma. Ele foi grosseiro, mas não multou. Logo, pontos e palminhas para ele por meio que ter nos ajudado!

5) Precisamos ler mais e conhecer nossos direitos. Às vezes, não é o seu caso, mas é o meu. Pode parecer burrice, mas um dos motivos de eu não ter respondido foi que, além de ter ficado sem reação diante de tamanha estupidez, foi o fato de pensar que se eu o questionasse, mesmo que de forma calma, ele poderia surtar e dizer que o desacatei, me levar para a delegacia no camburão e algemada e, misericórdia, como sou dramática hehehehe. E não é nada disso, que bobeira. O desacato seria algo bem mais grave, tipo xingar. E desacato, de acordo com o artigo 331 do código penal, envolve qualquer servidor público, não vale só para PM.

6) Eu ainda acredito que nem todo PM é assim. Pode ser que não seja a maioria, mas há muitos que são bons, íntegros, educados e fazem seu papel com seriedade. Não sou daquelas que defende o bandido e não o policial. E, se brincar, até acredito que aquele PM se enquadre nessa categoria dos bons. Vai saber... Como eu disse, às vezes ele estava só num dia ruim...

Enfim, deixo abaixo uns versículos que preciso muito aplicar em minha vida e que tem tudo a ver com esta história. Beijos e bom final de semana!

“(andeis) com toda humidade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” Efésios 4:2

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1:19

“O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” Provérbio 14:29

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.” Provérbios 15:18

“A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.” Provérbios 19:11

“A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga os ossos.” Provérbios 25:15

“Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente.” 2 Timóteo 2:24




2 comentários:

  1. Existem PMs bons sim Lívia. E talvez ele realmente estava em um dia ruim. O meu vai se aposentar e já teve dias ruins. Te amo. Bjs

    ResponderExcluir