quinta-feira, 29 de março de 2012

Amigo mercenário? Tô fora!

  Neste domingo, o pastor de minha igreja pregou no seguinte texto:

“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas”. João 10:12,13

 Isso veio totalmente ao encontro de algo que Deus vem colocando em meu coração diante de atuais acontecimentos em minha vida e quero compartilhar com vocês: NÃO SEJA UM AMIGO MERCENÁRIO!

  Falo isso por experiência própria! Eu, n vezes, fui uma e quero te ajudar a não seguir neste erro! Quem ama, não deixa seu amigo ou parente cair no buraco. Ele o alerta antes! Mesmo que a verdade doa... Ele irá dizê-la por amor!

   Eu me lembro de quando minha melhor amiga começou a namorar. Tudo foi muito rápido e ela nunca teve certeza de seus sentimentos pelo rapaz. Passaram-se 1 ano, 2, 3 anos,  e eu vendo as coisas acontecerem e não falava nada. Na minha cabeça, dizia assim: “Oxi, ela é bem crescidinha. Deve saber o que faz”. NÃO! NÃO PENSE ASSIM! Você tem que fazer a sua parte! Você tem que alertar! Pode ser que não adiante nada, mas você tentou. E ele/ela irá reconhecer isso um dia. Há certas situações em que não enxergamos o óbvio. Ou então até vemos, mas não queremos ver e precisamos que amigos verdadeiros nos confrontem. Pode ser duro, mas é necessário falar, é preciso ouvir. Amigos verdadeiros mostram onde erramos, os mercenários nos empurram para o abismo.

  No caso de minha amiga, só após 3 anos de namoro que eu a coloquei na parede. Disse que a forma como ela conduzia ser relacionamento estava errada. Com 3 anos, já precisamos saber (e com certeza) o que sentimos pela pessoa. Se ela achava que ele não era o cara certo, deveria partir para outro. Enfim, ela ouviu, mas continuou. Muito tempo depois, eles romperam. Não quero discutir a eficiência da conversa. Quero enfatizar o seguinte: eu podia tê-la alertado antes, mas não tive coragem. E isso que era minha melhor amiga, com quem tenho liberdade. É claro que no fim a decisão seria dela e ela é que escolheu namorar assim. Mas eu, como amiga, podia tê-la ajudado a não “perder” tantos anos de sua vida com uma pessoa pela qual ela não sentia nada. Sim, isso tudo fez parte dos planos de Deus. Ele quis que ela tivesse esse namoro longo. Mas a soberania de Deus não me exime de minha responsabilidade...

  É claro que só agora, que eu sofri na pele o que é entrar e estar em uma situação difícil, que eu percebo como é importante o alerta. Eu fui para um buraco e muitos viram, mas poucos tiveram a coragem de me chacoalhar. Foram poucos os que não pensaram: “Eu, hein. Não vou me meter não. Depois ela não gosta, acha ruim”. Hoje eu sei que esses poucos, que sofreram retaliação de minha parte na época, foram os amigos não mercenários. E Deus me confrontou bastante, pois eu sempre tive esse discurso com meus amigos, principalmente no que concerne a relacionamentos: “Cada um cuida sua vida. Se ela acha que está bom, quem sou eu para falar algo?”. Mas sim, eu sou alguém: sou alguém, próximo, sou alguém que observa e vê algo errado, sou alguém que ama esse amigo e não vou deixa-lo se afundar.

  Claro que tenho de ter sabedoria: não me meterei em tudo e usarei palavras brandas e de boa exortação na hora da conversa. Mas o fato é que é necessário falar. Como amigos e familiares, somos pastores de quem nos cerca e devemos cuidar, mesmo que, para isso, toquemos em assuntos complicados.

   Logo, fica a dica: não seja um mercenário! Faça sua parte e que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário