sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Prioridades

Antes de você ler este texto, preciso fazer umas ponderações:

1) Não, não sou feminista.

2) Acredito na Bíblia. E sim, mulher e homem são iguais perante Deus e igualmente amados, mas tem papeis distintos em uma relação. Se você achava que a mulher, de acordo com o evangelho, era inferior, bem, queria dizer isso de uma forma menos dura, mas não deu: você se equivocou e não entendeu o que Deus quer dizer.

Ok, agora vamos lá...

Sabe, ser casada é um desafio. Infelizmente, tenho que ser sincera em relação a um ponto: realmente, vários fatores são contra o casamento, fazendo com que se torne uma chatice. Daí a necessidade de lutarmos constantemente contra isso. Daí o desafio se tornar maior ainda...

Uma das coisas que tenho aprendido é que meu marido tem que ser minha prioridade. Ok, isso não é nenhuma novidade. Então, deixe-me expressar melhor: tenho relembrado a valiosa lição de colocá-lo como prioridade.

Lógico que não sobre Deus. Estou falando de coisas daqui da Terra.

Eu tenho um quadrinho que comprei em uma loja super fofa na Internet (Santa Casinhola) e pedi para colocarem esse versículo: “A mulher sábia edifica a sua casa” Provérbios 14:1a. Ele fica ao meu lado, em meu criado-mudo. Todos os dias, inevitavelmente, eu olho para ele (daí o local ser estratégico).



E toda vez que olho percebo que ainda preciso melhorar muito nessa questão de mulher sábia. Esses dias mesmo estava fazendo uma reflexão sobre isso...

Meu esposo trabalha por escala e fica 24 horas seguidas no quartel. Eu sempre tinha o hábito de fazer seu café da manhã. Afinal, ele chegava morto e assim não precisaria se preocupar em fazê-lo.

Acontece que eu comecei a acordar mais tarde, ficava resolvendo outras coisas, quando via já era hora de ir ao trabalho e eu não fazia mais seu café. Aconteceu uma, duas, três, até que nunca mais fiz. Um dia, ele chegou e me questionou:

- Meu bem, você está com raiva de mim?

- Não, por quê?

- É que você nunca mais fez meu café...

Justifiquei com a falta de tempo. Mas devo confessar que na minha cabeça eu só pensei: oxi, eu hein, e quem disse que é minha obrigação? Eu fazia como um favor, queridinho... (e fiquei imaginando um diálogo de briga bem engraçado na minha cabeça, hehe, mas não vem ao caso).

E depois foi somando o fato que eu chegava do trabalho morta, ligava o Netflix, ia lanchar e depois dormia no sofá um tempo. Não dava atenção a ele. Não conversava direito porque tinha que pausar o seriado e ficava achando ruim, fazendo cara feia.

Não deu outra: alguns dias se passaram, veio A briga, A conversa, eu emburrada (oh, novidade!).

Mas eu orei e Deus ficou me incomodando, me mostrando que eu era a errada. Poxa, isso não está certo. Casamento é cuidar, é dar atenção, é se esforçar para não cair na mesmice e era isso que eu estava deixando acontecer.

Ele tem que ser minha prioridade! O que me custa fazer seu café? É um agrado, alegra seu coração, facilitaria sua vida.

O que me custa chegar, mesmo cansada, e lanchar ao lado dele, ouvindo, conversando, e só depois disso ir para essa “praga” de Netflix e televisão?

Quantas vezes coloquei-o de lado, querendo fazer minhas tarefas, minhas coisas, antes de dar atenção a ele, e o tempo que sobrava (se sobrava), era o que meu marido ganhava?

Sim, ele tem falhas. Sim, ele também tem que fazer sua parte. Sim, ele tem que melhorar em vários aspectos, assim como eu. Mas:

1) Neste texto, estou falando especificamente do que eu tenho que melhorar, fazendo uma reflexão de minha vida como mulher dessa relação.

2) Oro sempre para Deus tocar e mudar o coração dele no que precisa.

3) Não, não é minha obrigação fazer o café. Não, não tenho que fazer porque sou mulher. Não tem nada a ver com isso, isso é papo para outro texto. Ele também tem sua parte e sabe que tem que cumpri-la. Mas tem a ver com uma esposa que pode e deve agradar sim seu esposo, se quiser contribuir para um casamento bom, diferente, amigável, feliz. Acredito sim que são essas pequenas coisinhas, um lanchinho, um café, uma surpresa, dar atenção, é que vão construindo uma relação sólida, cujo fundamento é Deus. E que nos ajudam a vencer o desafio de não deixar o casamento se tornar uma chatice.

Enfim... Mais uma lição que devo colocar em prática como esposa. Agora é orar para isso não ficar só no papel e fazer de meu marido minha prioridade.

Te amo, querido! Obrigada por me permitir estar ao seu lado tendo aprendizados diários. Deus é bom!

3 comentários:

  1. Livia!
    Que desafio grande, né? Ainda bem que Ele nos capacita!
    Adorei esse quadrinho! Acho que vou fazer uns 5 e colocar na parede do meu quarto para eu não me esquecer das verdades de Deus.
    Quando eu era mais nova preguei um papel na parede da mina cama com aquele versícilo que fala que o preguiçoso morre desejando porque as suas mãos se recusam a trabalhar. Sim, eu tinha que ler isso todos os dias para tentar aproveitar melhor o dia, remir o tempo...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Thaís! Gostei do versículo que você escreveu, é bom acordar já jogando a preguiça fora hehehe. Deus é bom! Super beijo!

      Excluir