sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ser professor(a) é... (parte 2)

Quem perdeu a parte 1, segue o link: http://bit.ly/2caeKJ6

Ser professor(a) é...

→ Escutar coisas do tipo:

- Nossa, você é professora?  Oba, faz esse mural aqui pra mim, por favor...

- Nossa, você é madrinha da fulana e é professora? Oba, a decoração está por sua conta, você deve ser super-habilidosa (sabe de nada, inocente...)

- Nossa, você é professora? Oba, me ajuda com essas lembrancinhas, você deve ter mãos de fada (coitada, prefiro nem comentar...)

- Nossa, você é professora? Sua letra deve ser linda! Passa a limpo este texto aqui, por favor...

→ Abrir a porta mil vezes porque acha que é alguém batendo, quando na verdade é um engraçadinho que bateu e saiu correndo hehehe (na verdade, não tem graça, eu morro de raiva disso)

→ Ganhar seu dia quando aquele aluno que você não dava nada, que avançou pouquíssimo ao longo do primeiro semestre, tem aquele “estalo” e começa a ler. O olho enche de lágrima!

→ Escutar coisas do tipo:

- Professora, não deu para dar a lembrancinha de dia dos pais porque meu pai chegou “bebo” e quebrou tudo.

- Professora, teve tiroteio na minha rua nesse final de semana.

- Professora, meu irmão morreu baleado.

- Professora, meu pai foi preso e agora eu estou morando com minha tia.

- Professora, esse negócio aqui meu pai pegou no lixão. Aí ele levou para mim e eu limpei tudinho, bem limpinho.

E ter a ligeira impressão de ouvir seu coração quebrando em pedacinhos por dentro.

→ Perceber que você repete uma coisa mil vezes e eles não entendem, mas basta dizer uma vez: “Vamos parar um pouco. Está na hora do recreio” que todos entendem rapidinho.

→ Aliás, essa frase parece que dá poderes mágicos a eles, pois quando a dizemos, eles atravessam a porta e as paredes para fazer fila. E até aquele aluno que é devagar quase parando vira o Bolt.

→ Ter uma semana puxadíssima e trabalhar no sábado também, pois só assim conseguiremos emendar aquele feriadinho que nos dá um alívio. E ainda escutar que professor é picareta e não trabalha...

→ Sempre achar que já viu de tudo, até se surpreender de novo e de novo.

→ É ver um sorriso no rosto do seu aluno quando você pede para apagar o quadro. Não sei o porquê, mas eles amam fazer isso.

→ Ver sorrisos com bigodes quando tem iogurte no lanche. É bem bonitinho!

→ Ter uma dupla dinâmica na sala que tem diálogos assim:

- Professora, o “Guilérme” está me atrapalhando.

- Pedro, é Guilherme. Já estudamos o LH.

- Professora, não tô nada, o “Predo” tá mentindo.

Olho para os dois e só consigo respirar bem fundo.

Deus abençoe e nos dê coragem para mais um dia! É difícil, mas pelo menos a gente se diverte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário