Quem perdeu a parte 1, segue o link: http://bit.ly/2caeKJ6
Ser professor(a) é...
→ Escutar coisas do tipo:
- Nossa, você é professora? Oba, faz esse mural aqui pra mim, por favor...
- Nossa, você é madrinha da fulana e é professora? Oba, a decoração está por sua conta, você deve ser super-habilidosa (sabe de nada, inocente...)
- Nossa, você é professora? Oba, me ajuda com essas lembrancinhas, você deve ter mãos de fada (coitada, prefiro nem comentar...)
- Nossa, você é professora? Sua letra deve ser linda! Passa a limpo este texto aqui, por favor...
→ Abrir a porta mil vezes porque acha que é alguém batendo, quando na verdade é um engraçadinho que bateu e saiu correndo hehehe (na verdade, não tem graça, eu morro de raiva disso)
→ Ganhar seu dia quando aquele aluno que você não dava nada, que avançou pouquíssimo ao longo do primeiro semestre, tem aquele “estalo” e começa a ler. O olho enche de lágrima!
→ Escutar coisas do tipo:
- Professora, não deu para dar a lembrancinha de dia dos pais porque meu pai chegou “bebo” e quebrou tudo.
- Professora, teve tiroteio na minha rua nesse final de semana.
- Professora, meu irmão morreu baleado.
- Professora, meu pai foi preso e agora eu estou morando com minha tia.
- Professora, esse negócio aqui meu pai pegou no lixão. Aí ele levou para mim e eu limpei tudinho, bem limpinho.
E ter a ligeira impressão de ouvir seu coração quebrando em pedacinhos por dentro.
→ Perceber que você repete uma coisa mil vezes e eles não entendem, mas basta dizer uma vez: “Vamos parar um pouco. Está na hora do recreio” que todos entendem rapidinho.
→ Aliás, essa frase parece que dá poderes mágicos a eles, pois quando a dizemos, eles atravessam a porta e as paredes para fazer fila. E até aquele aluno que é devagar quase parando vira o Bolt.
→ Ter uma semana puxadíssima e trabalhar no sábado também, pois só assim conseguiremos emendar aquele feriadinho que nos dá um alívio. E ainda escutar que professor é picareta e não trabalha...
→ Sempre achar que já viu de tudo, até se surpreender de novo e de novo.
→ É ver um sorriso no rosto do seu aluno quando você pede para apagar o quadro. Não sei o porquê, mas eles amam fazer isso.
→ Ver sorrisos com bigodes quando tem iogurte no lanche. É bem bonitinho!
→ Ter uma dupla dinâmica na sala que tem diálogos assim:
- Professora, o “Guilérme” está me atrapalhando.
- Pedro, é Guilherme. Já estudamos o LH.
- Professora, não tô nada, o “Predo” tá mentindo.
Olho para os dois e só consigo respirar bem fundo.
Deus abençoe e nos dê coragem para mais um dia! É difícil, mas pelo menos a gente se diverte!
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